Governo lança consulta pública sobre projeto de parceria público-privada para a construção de trem entre São Paulo e Sorocaba
30/04/2025 às 11h06

O Governo do Estado de São Paulo inaugurou, na quarta-feira (30/4), uma consulta pública para avançar com o projeto de concessão do serviço ferroviário que ligará a cidade de São Paulo a Sorocaba, na região oeste do estado.
Até o dia 2 de junho, o público poderá se manifestar através do sistema data room da Secretaria de Parcerias e Investimentos.
A audiência estava inicialmente programada para o final de 2024 e precede a publicação do edital e leilão da concessão. Com a nova data, a concessionária deverá ser anunciada no final de 2025.
O projeto contempla o eixo oeste do programa PPP de Trem Intercidades, com a construção de quatro estações entre as regiões metropolitanas de São Paulo e Sorocaba, conectadas por serviço de trens. O custo estimado é de R$ 10 bilhões.
LEIA TAMBÉM:
● Motorista de aplicativo é morto a tiros e um assaltante é atingido por um carro em São Paulo
● Jovem alega ter usado drogas que levaram à morte de duas amigas, solicitando perícia toxicológica das vítimas
● Nunes sobre estacionamento no Minhocão: “Transformar o que é feio em bonito”
Em 2023, o edital do eixo norte do projeto, que conecta Campinas e São Paulo, foi objeto de uma ação judicial que contestava o contrato entre o governo e o consórcio C2 Mobilidade, responsável pela concessão. A última decisão do tribunal derrubou a liminar que suspendia a assinatura do contrato, permitindo a manutenção da concessão.
Fonte: Metrópoles