Governo Lula publica íntegra do decreto que eleva o IOF
A equipe econômica projeta uma arrecadação de R$ 20,5 bilhões para 2025 e R$ 41 bilhões para 2026.
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou no DOU (Diário Oficial da União) o decreto que eleva o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Consulte a íntegra do decreto (PDF – 142 kB) e da apresentação (PDF – 245 kB).
A ação visa aumentar a arrecadação do governo federal. O anúncio foi feito pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, em um evento na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo). Ele procedeu antes dos secretários da Fazenda (Fernando Haddad) e do Planejamento e Orçamento (Simone Tebet). Ele empregou o termo “incremento” para descrever a tributação.
Antes da apresentação oficial, Haddad declarou a jornalistas que os dividendos não estarão sujeitos ao IOF. Ele afirmou que a questão já é tratada na reforma do Imposto de Renda. Defendeu não “misturar os temas”.
Leia também:
Ouça o pronunciamento completo de Lula na Conferência sobre os Oceanos
Samir Xaud proferiu seu discurso durante a cerimônia de posse como presidente da CBF
Consulte a íntegra da carta conjunta entre Brasil e China
O Imposto sobre Operações Financeiras é um tributo aplicado pelo governo em transações de crédito, câmbio, seguros e investimentos.
Fonte: Poder 360
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)