Governo pode interromper o pagamento do Bolsa Família sem aviso prévio
O Bolsa Família é um dos principais programas de transferência de renda no Brasil. O governo implementou recentemente a exigência de biometria.

O Bolsa Família é um dos principais programas de transferência de renda no Brasil. Atualmente, o governo implementou uma novidade: o requerimento de biometria. Essa inovação busca aprimorar a segurança e diminuir fraudes, garantindo que os recursos sejam destinados às famílias apropriadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O registro biométrico consiste no mapeamento de atributos físicos distintos, tais como impressões digitais e reconhecimento facial, visando identificar com segurança os participantes dos programas sociais.
Essa regulamentação foi estabelecida pelo Decreto nº 12.561, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em julho de 2025, e está em consonância com a Lei nº 15.077/2024, que determina a obrigatoriedade da biometria para o acesso a benefícios da seguridade social.
LEIA TAMBÉM:
● Pagamento do 13º do Bolsa Família ocorrerá em agosto; consulte o calendário
● O pagamento do 13º do Bolsa Família prossegue em 2025. A expectativa de um adicional aumenta
● O pagamento da última parcela do Bolsa Família será realizado em 31 de julho
Quais são as exigências da nova regra do Bolsa Família?
Para cumprir o que foi comunicado pelo governo brasileiro, todos os beneficiários de programas sociais deverão realizar o cadastramento biométrico para garantir o recebimento do benefício.
A coleta de impressões digitais é necessária para confirmar a identidade no momento do saque do benefício, e deve ser realizada até 31 de dezembro deste ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como efetuar o cadastro biométrico no Bolsa Família?
Serão orientados a realizar o procedimento, no momento oportuno, apenas aqueles que ainda não possuam biometria registrada nas bases do governo.
Os titulares serão informados através do aplicativo Bolsa Família ou do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), e somente então poderão se cadastrar.
É importante ressaltar que, neste momento, não é necessário comparecer ao CRAS ou à Caixa Econômica Federal para realizar o cadastro biométrico. O governo orienta que a população aguarde as instruções oficiais, que serão divulgadas com antecedência.
Dicas para prevenir a interrupção de pagamentos
Se o seu pagamento for suspenso, procure o CRAS mais próximo para regularizar a situação e receber orientações.
A incorporação da biometria no Bolsa Família elevará a confiança no programa, assegurando que o benefício seja direcionado às famílias que necessitam.
Fonte por: FDR