Governo retoma controle das rodovias BR-324 e BR-116 após a exoneração da ViaBahia
Com a saída da concessionária, o Ministério dos Transportes prepara um novo modelo de concessão para os trechos.
O Ministério dos Transportes retomou a administração da BR-324/BA (de Salvador a Feira de Santana) e da BR-116/BA (de Feira de Santana até Minas Gerais) após o término do contrato com a concessionária ViaBahia.
Assim, a responsabilidade pela gestão e manutenção das rodovias passou a ser do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O contrato com a ViaBahia foi finalizado devido à avaliação do governo como a administração da concessionária era ineficiente.
A rescisão do contrato com a ViaBahia ocorreu em abril, após o pagamento da indenização fixada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O governo já efetuou o desembolso inicial de R$ 231 milhões, conforme o termo.
Leia também:
O Brasil não aceita ser apenas exportador de minério e almeja desenvolver a produção nacional
Pedidos de bens de capital dos EUA registraram queda inesperada em junho
Firjan afirma que o RJ pode perder US$ 830 milhões caso a tarifaço proposto por Trump seja aprovado
A indenização totaliza 681 milhões de reais. As parcelas restantes devem ser pagas em junho do ano corrente e no início de 2026.
A saída da ViaBahia permite que o governo prepare um novo modelo de concessão para os trechos. Espera-se que o leilão seja realizado em dezembro.
Fonte: CNN Brasil
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)