Granizo e ventos de 100 quilômetros por hora devem impactar o sul do país nesta semana
A tendência climática se agrava nesta segunda-feira (18), com chances de chuvas entre 5 e 30 milímetros nas áreas do Oeste, Campanha, Missões e Centro d…

O aprofundamento de um sistema de baixa pressão deve causar instabilidade na Região Sul nesta semana, principalmente no Rio Grande do Sul. No litoral gaúcho, os ventos podem atingir 100 km/h em algumas áreas, conforme alerta a Defesa Civil. O tempo começará a se deteriorar nesta segunda-feira (18), com previsão de chuvas entre 5 e 30 milímetros (mm) nas regiões gaúchas de Oeste, Campanha, Missões e Centro, podendo chegar a 40mm em localidades do Oeste.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na terça (19), há previsão de temporais isolados, com potencial para queda de granizo, chuva intensa em alguns pontos, descargas elétricas e rajadas de vento nas regiões Oeste, Campanha, Sul, Missões, noroeste, norte, centro e em parte da Costa Doce e do Litoral Sul.
As chuvas podem atingir mais de 60mm em algumas áreas gaúchas. Na quarta-feira (20), os ventos fortes variam de 45 a 80 km/h no Rio Grande do Sul, podendo chegar a 100 km/h na região costeira gaúcha. Há também a possibilidade de tempestades com raios. Com isso, o volume de chuva acumulado de segunda a terça em algumas regiões gaúchas pode ultrapassar 150mm, de forma rápida e concentrada, exigindo atenção redobrada com relação a alagamentos.
LEIA TAMBÉM:
● Google é obrigado a quebrar sigilo de usuário após Felca receber ameaça de morte
● Mulher sem roupa é detida por agentes na área da praia de Itanhaém e admite ter assassinado o genitor
● Fuvest lança inscrições para o vestibular de 2026; consulte o cronograma
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou aviso amarelo, de risco elevado, para os ventos marítimos no litoral gaúcho e na região leste de Santa Catarina, com a possibilidade de avanço de dunas sobre edificações. As condições devem persistir das 18h de terça-feira às 21h de quarta-feira.
Em julho passado, a circulação de um ciclone extratropical causou danos no Rio Grande do Sul, com ventos que atingiram 105km/h em Porto Alegre. Nessa intensidade, a tempestade é capaz de gerar desabamentos, colapso de estruturas e interrupções no fornecimento de energia. Naquela ocasião, mais de 400 mil consumidores gaúchos ficaram sem eletricidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outras áreas do país
Em outras áreas do país, também se preveem ventos fortes no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Na região de fronteira, do Mato Grosso até o Acre, há previsão de chuvas com temporais isolados durante a semana. Na área central do país, incluindo a maior parte do Centro-Oeste e do Sudeste, o tempo deve permanecer estável ao longo da semana, com temperaturas elevadas, como 38°C em Cuiabá, por exemplo.
A maior parte do litoral brasileiro terá semana nublada ou com sol entre nuvens. Já no extremo norte, em Roraima e nas porções setentrionais do Amazonas, Pará e Amapá, o calor combinado com a alta umidade causa chuvas diárias.
Com informações da Agência Brasil.
Fonte por: Jovem Pan