A tendência climática se agrava nesta segunda-feira (18), com chances de chuvas entre 5 e 30 milímetros nas áreas do Oeste, Campanha, Missões e Centro d…
O aprofundamento de um sistema de baixa pressão deve causar instabilidade na Região Sul nesta semana, principalmente no Rio Grande do Sul. No litoral gaúcho, os ventos podem atingir 100 km/h em algumas áreas, conforme alerta a Defesa Civil. O tempo começará a se deteriorar nesta segunda-feira (18), com previsão de chuvas entre 5 e 30 milímetros (mm) nas regiões gaúchas de Oeste, Campanha, Missões e Centro, podendo chegar a 40mm em localidades do Oeste.
Na terça (19), há previsão de temporais isolados, com potencial para queda de granizo, chuva intensa em alguns pontos, descargas elétricas e rajadas de vento nas regiões Oeste, Campanha, Sul, Missões, noroeste, norte, centro e em parte da Costa Doce e do Litoral Sul.
As chuvas podem atingir mais de 60mm em algumas áreas gaúchas. Na quarta-feira (20), os ventos fortes variam de 45 a 80 km/h no Rio Grande do Sul, podendo chegar a 100 km/h na região costeira gaúcha. Há também a possibilidade de tempestades com raios. Com isso, o volume de chuva acumulado de segunda a terça em algumas regiões gaúchas pode ultrapassar 150mm, de forma rápida e concentrada, exigindo atenção redobrada com relação a alagamentos.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou aviso amarelo, de risco elevado, para os ventos marítimos no litoral gaúcho e na região leste de Santa Catarina, com a possibilidade de avanço de dunas sobre edificações. As condições devem persistir das 18h de terça-feira às 21h de quarta-feira.
Em julho passado, a circulação de um ciclone extratropical causou danos no Rio Grande do Sul, com ventos que atingiram 105km/h em Porto Alegre. Nessa intensidade, a tempestade é capaz de gerar desabamentos, colapso de estruturas e interrupções no fornecimento de energia. Naquela ocasião, mais de 400 mil consumidores gaúchos ficaram sem eletricidade.
Em outras áreas do país, também se preveem ventos fortes no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Na região de fronteira, do Mato Grosso até o Acre, há previsão de chuvas com temporais isolados durante a semana. Na área central do país, incluindo a maior parte do Centro-Oeste e do Sudeste, o tempo deve permanecer estável ao longo da semana, com temperaturas elevadas, como 38°C em Cuiabá, por exemplo.
A maior parte do litoral brasileiro terá semana nublada ou com sol entre nuvens. Já no extremo norte, em Roraima e nas porções setentrionais do Amazonas, Pará e Amapá, o calor combinado com a alta umidade causa chuvas diárias.
Com informações da Agência Brasil.
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!