A greve mais duradoura de roteiristas dos EUA está prestes a terminar. O sindicato da categoria (WGA, sigla em inglês) nesta terça-feira (26), anunciou de maneira unânime que aceitou o acordo sugerido pelos estúdios.
Os roteiristas, conforme o g1, devem retomar o trabalho a partir de 4h01(horário de Brasília – 0h01, hora local) nesta quarta-feira (27). Dessa forma, deve ser o procedimento.
Um acordo provisório foi alcançado pela WGA com a AMPTP. Nossa Comissão Negociadora, Diretoria da WGAW e Conselho da WGAE votaram hoje de forma unânime para recomendar o acordo. A greve se encerra às 12:01 am. Veja nosso negócio em https://t.co/c0ULMXhPL7. #WGAStrong pic.twitter.com/7z8kw9xI1p.
Qual foi o acordo?
O acordo foi previamente aceito pelo WGA na noite de domingo (24), em reunião com a Aliança dos Produtores de Filmes e Televisão (AMPTP).
Já nesta terça (26), o comitê de negociação e os conselhos da WGA do oeste e do leste, recomendaram que seus 11 mil associados aceitem o acordo.
A votação geral irá ocorrer entre 2 e 9 de outubro.
Com grande orgulho, afirmamos que este acordo é excepcional – apresentando proteções e ganhos significativos para roteiristas em todos os setores de nossa filiação.
A segunda greve mais grandiosa da história
Essa foi a segunda maior greve da história do WGA, tendo começado em maio e obtido apoio do Sindicato dos Atores (SAG, sigla em inglês) – este, por sua vez, paralisou suas atividades em julho, em apoio aos roteiristas e também buscando melhorias em suas condições trabalhistas.
Parabenizou o WGA por obter o acordo provisório o SAG, mas ressaltou que até concluir suas negociações com a AMPTP, segue em greve.
Nas bilheterias, após dez semanas, Barbie continua em alta.
Barbie, diretor Greta Gerwig e famoso em cooperação com Noah Baumbach, continua a ser popular após dez semanas ininterruptas nos cinemas ao redor do mundo. De acordo com o Collider, o filme obteve aproximadamente US$ 3,4 milhões durante o último fim de semana. A receita geral desde o lançamento é estimada em US$1,427 bilhão.