"Greve geral" em São Paulo? Conheça as categorias que planejam parar em 28/11 - ZéNewsAi

“Greve geral” em São Paulo? Conheça as categorias que planejam parar em 28/11

24/11/2023 às 16h55

Por: José News

Imagem PreCarregada

Greve geral de funcionários do Metrô, CPTM, Sabesp, e profissionais de outras instituições, como da USP (Universidade de São Paulo) e da Fundação Casa, anunciaram uma greve conjunta para a próxima terça-feira (28).

Uma assembleia adicional está marcada para as 16h da segunda-feira (27), no dia que antecede a paralisação. O encontro acontecerá em frente à Câmara de Vereadores da cidade de São Paulo, com o objetivo de deliberar sobre a decisão final em relação à greve.

Qual é o motivo da greve?

Privatizações e terceirizações estão no foco das manifestações. Metroviários, ferroviários e outros representantes do funcionalismo público protestam contra as propostas do governo Tarcísio de desestatização de empresas públicas.

A presidente do sindicato dos Metroviários, Camila Lisboa, confirmou a justificativa. “Tarcísio acelerou o processo de privatização. No Metrô e na Fundação Casa, por meio dos editais de terceirização, na Sabesp, com o envio do PL que tramita em caráter de urgência na Alesp, e para a Educação, impõe um corte de 10 bilhões”, afirmou.

Camila também destacou que foi apresentada uma proposta de liberação das catracas, com o transporte funcionando gratuitamente no dia da greve. “Os Metroviários desafiam o governador, se ele quer os trens e o metrô funcionando, então ele aceite a catraca livre”.

Leia também:

A representante da categoria também ressaltou que as privatizações devem impactar serviços essenciais. Por isso, o corte de 5% no orçamento da Educação e o leilão da Linha 7-Rubi da CPTM, agendado para fevereiro de 2024, também estão entre as demandas.

Os impactos da greve

As linhas estatais, operadas pelo Metrô, serão afetadas. São elas: 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.

Além do metrô, linhas de trem também serão paralisadas. Os trajetos operados pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) entrarão na greve. São eles: 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.

Greve ocorre no dia do Provão Paulista. A paralisação está agendada para coincidir com o início do Provão Paulista, o vestibular dedicado aos estudantes de escolas públicas que buscam ingressar nas universidades estaduais.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.