Gripe aviária em humanos: sintomas e modo de transmissão

Trabalhador rural manifestou sinais de gripe após contato com aves contaminadas; o resultado do teste está previsto para a semana corrente.

20/05/2025 16h56

4 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O Secretariado Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES) comunicou na terça-feira (20) que um profissional da granja em Montenegro, onde foi identificado um caso de gripe aviária, manifestou sintomas gripais após ter contato com aves infectadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele se encontra em quarentena em casa e foram coletadas amostras para análise. O material foi encaminhado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. O resultado do exame será divulgado nesta semana.

A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença infecciosa que pode afetar aves e mamíferos, incluindo humanos. Segundo o Ministério da Saúde, o vírus influenza tipo A (H5N1) é predominante nos casos de surtos registrados em países das Américas, incluindo o Brasil.

LEIA TAMBÉM:

A contaminação para humanos ocorre por meio do contato direto com aves infectadas ou locais contaminados. o controle da doença em animais é a principal ação para diminuir o risco à saúde humana e ao meio ambiente.

Sintomas de gripe aviária em humanos

Conforme o Ministério da Saúde, os sinais da gripe aviária em humanos são parecidos com os da gripe comum, apresentando febre alta (igual ou superior a 38 °C) e tosse acompanhada de dispneia (dificuldade para respirar) ou mal-estar respiratório. Dor de garganta e coriza são manifestações menos frequentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em quadros mais graves de infecção, sintomas gastrointestinais como náusea, vômito e diarreia também podem ser manifestados, além do desconforto respiratório. As complicações decorrentes da gripe aviária grave incluem pneumonia, insuficiência respiratória, falência múltipla de órgãos, choque séptico e infecções bacterianas e fúngicas secundárias. Nesses casos, é possível o paciente vir a óbito.

A gripe aviária é transmitida de pessoa para pessoa?

Conforme o Ministério da Saúde, a contaminação da gripe aviária entre humanos, por contato próximo prolongado e desprotegido, é extremamente rara, e os registros de casos desse tipo são “limitados, ineficientes e não sustentados”.

A influenza aviária é transmitida pelo contato direto, sem proteção, com aves infectadas, através de saliva, secreções mucosas e fezes.

O tempo de incubação da gripe aviária em pessoas costuma oscilar entre um e dez dias. Para fins de saúde pública, este é o período que deve ser levado em conta na vigilância e no controle de casos humanos e seus contatos.

É possível contrair gripe aviária ao comer frango?

Não. Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, a gripe aviária não é transmitida por meio do consumo de carne de frango.

Quem está mais em risco de contrair gripe aviária?

Segundo o Ministério da Saúde, indivíduos com maior risco de adquirir a gripe aviária são aqueles expostos diretamente ou indiretamente a aves infectadas (doentes ou mortas) e/ou ambientes contaminados pelo vírus.

Em casos em que se identifica a ocorrência de animais infectados pelo vírus, todos os trabalhadores envolvidos no cuidado ou na remoção dessas aves, incluindo funcionários/colaboradores de granjas, abatedouros, centros de reabilitação de animais; pessoas que coletam amostras biológicas; pessoas que realizam a limpeza e a desinfecção desses locais; manipuladores de aves silvestres de vida livre ou que tiveram contato próximo com essas aves; e até mesmo pessoas da população em geral que podem ter tocado ou manipulado esses animais, também estão em risco, de acordo com a pasta.

Qual é a forma de realizar o tratamento?

O tratamento da gripe aviária em humanos envolve o uso de medicamentos antivirais, como o fosfato de oseltamivir, preferencialmente nas primeiras 48 horas após o surgimento dos sintomas, em casos suspeitos, prováveis ou confirmados.

O Ministério da Saúde recomenda o tratamento com o antiviral para diminuir a duração dos sintomas e evitar o agravamento da doença, sendo indicado por um período mínimo de cinco dias.

Como evitar a gripe aviária?

Para prevenir a gripe aviária, é fundamental evitar o contato com aves doentes ou mortas, incluindo aves selvagens, e comunicar às autoridades ambientais, de saúde ou agricultura a ocorrência de aves mortas.

Para a população em geral, as principais medidas de prevenção e controle são:

Para profissionais expostos a aves ou ambientes contaminados, os cuidados devem incluir:

Qual é o procedimento para relatar um caso de gripe aviária?

Casos suspeitos, prováveis ou confirmados de gripe aviária em humanos devem ser comunicados imediatamente (em até 24 horas) para investigação e implementação de ações apropriadas, que incluem isolamento, coleta de amostras e tratamento precoce do caso.

A comunicação para o Ministério da Saúde é feita por meio da Ficha de Notificação Imediata de Doenças, Agravos e Eventos de Saúde Pública. Ela deve ser preenchida informando nos seguintes campos:

Influenza aviária: o que é, quais os sintomas e como é realizado o tratamento

Fonte: CNN Brasil

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.