Gripe aviária: vírus não é transmitido pelo consumo de frango; saiba mais

A infecção ocorre por meio do contato com secreções de aves contaminadas; alimentos mal preparados podem infectar pessoas.

16/05/2025 17h15

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O Ministério da Agricultura e Pecuária declarou que o risco de infecção humana por gripe aviária é considerado baixo, usualmente limitado a indivíduos com contato direto com aves infectadas (vivas ou mortas).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A agência confirmou nesta sexta-feira (16 de maio de 2025 o 1º caso do vírus da influenza aviária em aves de criação comercial no Brasil.

O Ministério informou que os produtos inspecionados no local continuam seguros para consumo. A detecção ocorreu em uma granja no município de Montenegro (RS). Há circulação do vírus desde 2006, notadamente na Ásia, África e no norte da Europa.

LEIA TAMBÉM:

Infecção por consumo

Uma das questões mais comuns entre consumidores e importadores é se a doença pode ser transmitida ao ser humano através do consumo de frango ou de ovos.

A Organização Mundial da Saúde e a Organização Mundial da Saúde Animal não apontam evidências de que o vírus possa infectar humanos ao consumir proteínas, contanto que os alimentos sejam devidamente preparados e cozidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Organização Mundial da Saúde recomenda que o cozimento a temperaturas internas de no mínimo 70°C para ovos e 74°C para carnes inativa completamente o vírus, eliminando qualquer risco residual.

Transmissão para humanos

A infecção se propaga quase que exclusivamente por contato direto com aves infectadas – vivas ou mortas – ou seus excrementos e secreções. Trabalhadores em granjas, abatedouros e laboratórios apresentam maior risco, principalmente se não utilizarem equipamento de proteção individual adequado (máscaras, luvas e aventais).

O vírus entra principalmente pelas mucosas do trato respiratório ou por pequenas aberturas na pele.

Fonte: Poder 360

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.