Gripe ou bronquiolite: como identificar e proteger seu bebê de doenças

O especialista em alergologia afirma que o outono representa um período favorável à disseminação de vírus respiratórios, com crianças e bebês sendo considerados um grupo de risco.

25/04/2025 13h27

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O outono apresenta temperaturas mais baixas e variações térmicas diurnas maiores, o que favorece a disseminação de vírus respiratórios, como o vírus sincicial respiratório (VSR), a influenza (gripe) e os rinovírus. Especialistas alertam para o aumento de casos de doenças respiratórias em bebês e crianças pequenas com o advento da nova estação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O clima seco enfraquece as defesas naturais das vias aéreas, como o muco e as cílios que geralmente impedem a entrada de patógenos, explica a alergologista do Instituto Bahiano de Imunoterapia (IBIS), Leila Borges. Além disso, as pessoas tendem a passar mais tempo em ambientes fechados, o que aumenta o risco de transmissão viral, complementa.

Leia a reportagem completa no Correio 24 Horas, parceiro do Metrópoles.

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e esteja sempre informado sobre as novidades do setor!

Fonte: Metrópoles

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.