Guiana brasileira: entenda a origem do meme viral nas redes sociais
O conflito digital entre Brasil e Portugal avançou com a designação de Portugal como Guiana Portuguesa.

Os memes e piadas sobre o Brasil e Portugal dominaram as redes sociais. O apelido “Guiana Brasileira” utilizado pelos brasileiros é o ponto central desta questão. O meme gerou grande repercussão na internet e causou irritação entre portugueses, que responderam com críticas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A origem do meme
Tudo começou com uma publicação do Barcelona, clube de futebol espanhol, que anunciou a contratação da jogadora portuguesa Kika Nazareth, em 12 de novembro de 2024. Na postagem, o clube empregou a expressão “Fala, galera!”, recebendo críticas dos portugueses por seu uso comum no Brasil.
A insurreição popular intensificou a disputa entre os países nas redes sociais e levou à produção do meme “Guiana Brasileira”, utilizado para designar Portugal.
De acordo com o meme, Portugal teria sido incorporado pelo Brasil e transformado na “Guiana Brasileira”, em referência à Guiana Francesa. O país então seria o 28º estado do Brasil, com a capital “Vitória da Reconquista”.
LEIA TAMBÉM:
● Empresa de cervejaria utiliza urina humana na produção da bebida
● Fã sofreu uma queda durante apresentação de Lady Gaga e foi levado ao hospital
● DJ é agredido durante festival na Espanha: imagens do incidente
A revolta dos portugueses.
A situação viralizou e atraiu a atenção de portugueses nas redes sociais. Um dos vídeos mais comentados foi o da criadora Bruna Filipa. Segundo ela, inicialmente os brasileiros criaram memes sobre o roubo do ouro pelos portugueses, depois que a língua falada por eles era um “português arcaico” e que agora teriam inventado a história da “Guiana”.
“Uma coisa é certa, vocês têm criatividade nos memes. Mas nós não somos uma Guiana”, disse Bruna no vídeo que viralizou. A postagem dela conta com mais de 1 milhão de visualizações no TikTok.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O meme se disseminou por outras plataformas e incentivou o uso de expressões como “Faixa de Gajos”, “Rio de Fevereiro”, “Capitanias Desnecessárias”, “Pernambuco em Pé”, “Rio Grande de Fora” e “Ilha de Camões”.
Outros portugueses também participaram da brincadeira. O comediante Rafael Bailão, por exemplo, produziu um vídeo em que expressa sua felicidade em viver na Guiana Brasileira.
Uma publicação compartilhada por Rafael Bailão (@rafaellbailao)
Groenlândia Portuguesa e outros apelidos
Após toda a repercussão, os portugueses também não deixaram a briga de lado e começaram a chamar o Brasil de Groenlândia Portuguesa, para tentar responder ao meme.
O apelido se refere ao fato de que o território da Groenlândia, atualmente pertencente à Dinamarca, estava sob a posse de Portugal após o Tratado de Tordesilhas de 1494, embora o país tenha desistido de colonizá-la. A piada ainda alude à situação política do local, que tem gerado interesse dos EUA em tentar invadir a ilha.
O nome Groelândia Portuguesa foi apenas uma das tentativas dos portugueses de revidar o meme. Outros nomes utilizados por eles foram: Novo Novo México, Porto Não Assim Tão Rico, Havaí Que É Tua Tafearel, Brasilinois, Geórgia Amado e Mississipi do Pica-Pau Amarelo.
Brasil se torna a Groenlândia Portuguesa.
Beowulf Gunter (@pavlistarvm32) 25 de abril de 2025
Disputa histórica nas plataformas digitais.
Memes brasileiros que envolvem Portugal são antigos e amplamente conhecidos nas redes sociais. Um deles, frequentemente considerado um meme, refere-se ao fato de Portugal ter obtido ouro do Brasil.
Diversas sátiras da situação, que remontam à colonização, sugeriram que, mesmo após o roubo, Portugal não se tornou tão relevante no cenário internacional.
Após anos de discussões nas redes sociais, Brasil e Portugal promoveram em 2016 a primeira rivalidade de memes online. A situação viralizou após uma página de Portugal publicar piadas sobre expressões da língua portuguesa, gerando polêmica por ser semelhante a outra página já existente, criada por um perfil brasileiro.
Brasil e Portugal entraram em uma “guerra online” para determinar qual país era mais apto na criação de memes. O Brasil obteve a vitória e o “conflito” foi denominado “Primeira Guerra Memeal”.
Fonte: Metrópoles