Guiana brasileira: entenda a origem do meme viral nas redes sociais

O conflito digital entre Brasil e Portugal avançou com a designação de Portugal como Guiana Portuguesa.

05/05/2025 19h18

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Os memes e piadas sobre o Brasil e Portugal dominaram as redes sociais. O apelido “Guiana Brasileira” utilizado pelos brasileiros é o ponto central desta questão. O meme gerou grande repercussão na internet e causou irritação entre portugueses, que responderam com críticas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A origem do meme

Tudo começou com uma publicação do Barcelona, clube de futebol espanhol, que anunciou a contratação da jogadora portuguesa Kika Nazareth, em 12 de novembro de 2024. Na postagem, o clube empregou a expressão “Fala, galera!”, recebendo críticas dos portugueses por seu uso comum no Brasil.

A insurreição popular intensificou a disputa entre os países nas redes sociais e levou à produção do meme “Guiana Brasileira”, utilizado para designar Portugal.

De acordo com o meme, Portugal teria sido incorporado pelo Brasil e transformado na “Guiana Brasileira”, em referência à Guiana Francesa. O país então seria o 28º estado do Brasil, com a capital “Vitória da Reconquista”.

LEIA TAMBÉM:

A revolta dos portugueses.

A situação viralizou e atraiu a atenção de portugueses nas redes sociais. Um dos vídeos mais comentados foi o da criadora Bruna Filipa. Segundo ela, inicialmente os brasileiros criaram memes sobre o roubo do ouro pelos portugueses, depois que a língua falada por eles era um “português arcaico” e que agora teriam inventado a história da “Guiana”.

“Uma coisa é certa, vocês têm criatividade nos memes. Mas nós não somos uma Guiana”, disse Bruna no vídeo que viralizou. A postagem dela conta com mais de 1 milhão de visualizações no TikTok.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O meme se disseminou por outras plataformas e incentivou o uso de expressões como “Faixa de Gajos”, “Rio de Fevereiro”, “Capitanias Desnecessárias”, “Pernambuco em Pé”, “Rio Grande de Fora” e “Ilha de Camões”.

Outros portugueses também participaram da brincadeira. O comediante Rafael Bailão, por exemplo, produziu um vídeo em que expressa sua felicidade em viver na Guiana Brasileira.

Uma publicação compartilhada por Rafael Bailão (@rafaellbailao)

Groenlândia Portuguesa e outros apelidos

Após toda a repercussão, os portugueses também não deixaram a briga de lado e começaram a chamar o Brasil de Groenlândia Portuguesa, para tentar responder ao meme.

O apelido se refere ao fato de que o território da Groenlândia, atualmente pertencente à Dinamarca, estava sob a posse de Portugal após o Tratado de Tordesilhas de 1494, embora o país tenha desistido de colonizá-la. A piada ainda alude à situação política do local, que tem gerado interesse dos EUA em tentar invadir a ilha.

O nome Groelândia Portuguesa foi apenas uma das tentativas dos portugueses de revidar o meme. Outros nomes utilizados por eles foram: Novo Novo México, Porto Não Assim Tão Rico, Havaí Que É Tua Tafearel, Brasilinois, Geórgia Amado e Mississipi do Pica-Pau Amarelo.

Brasil se torna a Groenlândia Portuguesa.

Beowulf Gunter (@pavlistarvm32) 25 de abril de 2025

Disputa histórica nas plataformas digitais.

Memes brasileiros que envolvem Portugal são antigos e amplamente conhecidos nas redes sociais. Um deles, frequentemente considerado um meme, refere-se ao fato de Portugal ter obtido ouro do Brasil.

Diversas sátiras da situação, que remontam à colonização, sugeriram que, mesmo após o roubo, Portugal não se tornou tão relevante no cenário internacional.

Após anos de discussões nas redes sociais, Brasil e Portugal promoveram em 2016 a primeira rivalidade de memes online. A situação viralizou após uma página de Portugal publicar piadas sobre expressões da língua portuguesa, gerando polêmica por ser semelhante a outra página já existente, criada por um perfil brasileiro.

Brasil e Portugal entraram em uma “guerra online” para determinar qual país era mais apto na criação de memes. O Brasil obteve a vitória e o “conflito” foi denominado “Primeira Guerra Memeal”.

Fonte: Metrópoles

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.