Hackers divulgam dados de 6 milhões de clientes de companhia aérea australiana
A quantas Airways é a maior companhia aérea do país. As informações acessadas incluem nomes, endereços e telefones, mas a plataforma atacada não possui …

Ataque Hacker na Qantas Expõe Dados de Clientes
A companhia aérea australiana Qantas informou que um ataque hacker a dados na segunda-feira (30) expôs as informações pessoais de seis milhões de clientes e estima que o valor roubado seja “significativo”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um ataque hacker invadiu uma plataforma de atendimento ao cliente de terceiros utilizada por um contact center da Qantas, informou a companhia em um comunicado nesta quarta-feira (2).
Seis milhões de clientes possuem registros de atendimento na plataforma, com dados que abrangem alguns de seus nomes, endereços de e-mail, números de telefone, datas de nascimento e números de passageiro frequente.
LEIA TAMBÉM:
● Israel matou mais de 80 pessoas em Gaza após ataques, informou o governo
● Lula recebe o presidente do Paraguai em cenário de crise de espionagem
● Lula se reúne com Cristina Kirchner; ex-presidente permanece em regime fechado
Contudo, a plataforma não contém detalhes de cartão de crédito, informações financeiras ou dados de passaporte do cliente, afirmou a Qantas.
Após detectar “atividade incomum” na plataforma, a empresa tomou medidas e “conteriu” o sistema, explicou. O comunicado afirma que todos os sistemas da Qantas estão agora seguros e que não há impacto nas operações ou na segurança da empresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Não está claro exatamente quantos dados foram roubados, “embora esperemos que sejam significativos”, afirmou a companhia aérea.
A empresa está trabalhando para dar suporte aos clientes afetados e cooperando com o Centro Australiano de Segurança Cibernética, a Polícia Federal Australiana e especialistas independentes em segurança cibernética na investigação.
A CEO da Qantas, Vanessa Hudson, declarou no comunicado: “Pedimos sinceras desculpas aos nossos clientes e reconhecemos a incerteza que isso gerará. Nossos clientes confiam em nós suas informações pessoais e levamos essa responsabilidade a sério. Estamos entrando em contato com nossos clientes hoje e nosso foco é fornecer o suporte necessário.”
O preço das ações da Qantas caiu 3,5% no pregão da manhã, em contraste com uma valorização de 0,4% no mercado em geral, de acordo com a agência de notícias Reuters.
Ataques Cibernéticos na Austrália
A Austrália tem passado por uma série de ataques cibernéticos e contra empresas nos últimos anos.
Em 2019, um ataque cibernético atingiu os partidos governistas e de oposição do país em menos de três meses antes de uma eleição nacional.
Dois anos depois, a emissora Nine News sofreu um ataque cibernético que interrompeu diversos programas ao vivo, sendo considerado o maior ataque cibernético a uma empresa de mídia na história da Austrália.
Em 2022, cibercriminosos na Rússia executaram um ataque de ransomware contra o Medibank, uma das maiores seguradoras privadas de saúde da Austrália.
Informações pessoais sensíveis, como dados sobre planos de saúde, foram roubadas de 9,7 milhões de clientes, e alguns desses dados foram posteriormente divulgados na dark web.
No ano passado, a Austrália divulgou publicamente o nome e aplicou sanções a um cidadão russo por seu suposto envolvimento no ataque.
Ele era considerado um suposto membro da gangue russa de ransomware REvil, que já havia realizado grandes ataques contra alvos nos Estados Unidos e em outros locais, antes que as autoridades russas reprimassem a ação em 2022 e prendessem várias pessoas.
Fonte por: CNN Brasil