Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Economia
  3. Haddad afirma que alta taxa impactará 4% das exportações brasileiras

Haddad afirma que alta taxa impactará 4% das exportações brasileiras

Metade poderá ter destino alternativo, por se tratarem de commodities. O ministro defendeu que o governo “não baixará a guarda” e que “socorrerá as famí…

Por: Redação ZéNewsAi

06/08/2025 7:54

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o tarifário norte-americano impactará 4% das exportações brasileiras, porém, desse total, 2% já terão um destino alternativo. A declaração foi feita nesta terça-feira (5) durante a 5ª reunião plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável. Haddad iniciou sua participação no evento destacando uma série de “notícias boas” que acabaram perdendo espaço na mídia por conta da preocupação com os efeitos do tarifário no Brasil. “Foi uma semana apreensiva, mas com muita notícia boa. Conquistas que levam bem-estar à população”, disse o ministro, ao citar a saída do Brasil do Mapa da Fome; ao menor índice de desemprego da história (5,8%); e à renda dos brasileiros que, segundo ele, “aumentou como não ocorre desde o Plano Real”.

O ministro destacou ainda a redução da inflação e da desigualdade, “em níveis históricos”, juntamente com os resultados positivos das contas públicas; a qualidade do ajuste fiscal e a manutenção dos investimentos em setores como infraestrutura e educação.

Mercados

O ministro destacou que as exportações para os Estados Unidos já haviam atingido 25% do total das exportações do país, ressaltando que, contudo, “graças à política do governo Lula, em 2003, de abrir os mercados para os produtos brasileiros, elas [exportações para os EUA] representam agora 12%”. Desses 12%, 4% são afetados pela tarifação. “E dos 4%, mais de 2% terão, naturalmente, outra destinação porque são commodities com preço internacional que encontrarão o seu destino no curto ou no médio prazo”, acrescentou. Haddad, no entanto, ponderou que a situação requer cuidados e muita atenção.

Leia também:

São Paulo Detona com 31 Mil Vagas e Salário Recorde em 2025!

São Paulo Detona com 31 Mil Vagas e Salário Recorde em 2025!

Inflação Brasileira Dispara em Dezembro de 2025: Impacto e Análise!

Inflação Brasileira Dispara em Dezembro de 2025: Impacto e Análise!

IPCA desacelera em 2025: alívio para a economia e impactos em setores-chave!

IPCA desacelera em 2025: alívio para a economia e impactos em setores-chave!

Estamos atentos. Não é porque 2% ou 1,5% das exportações forem afetadas que baixaremos a guarda. Sabemos que há, nesse 1,5%, setores muito vulneráveis. Setores que geram muito emprego, como é o caso da fruticultura. Setores que exigem da nossa parte uma atenção especial, que será dada. Ele explicou que a preocupação do governo federal é a de garantir que as pessoas “comam, trabalhem, invistam”. “Vamos socorrer essas famílias prejudicadas com uma agressão que já foi chamada de injusta, de indevida, e de não condizente com os 200 anos de relação fraterna que nos ligam ao povo dos Estados Unidos”, afirmou o ministro.

Notícias positivas

Na sua fala, Haddad retomou as “boas notícias” que marcaram a parte inicial de seu discurso. “Podia falar também dos recordes em investimento, tanto na indústria quanto em infraestrutura, que está vivendo o seu melhor momento em 15 anos. Temos que olhar para tudo isso em meio a essa situação geopolítica que nós estamos vivendo. Temos que olhar para tudo isso com otimismo, até porque sem otimismo eu não aconselho alguém a assumir o Ministério da Fazenda do Brasil”, afirmou.

Com informações da Agência Brasil.

Fonte por: Jovem Pan

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
commoditieseconomia brasileiraexportações brasileirasHaddadtarifário
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Brasil

Brasil em Crise: Aumento Alarmante de Escravidão Infantil e Trabalho Análogo em 2025!

09/01/2026 12:05 | 2 min de leitura

● Eleições 2026: Brasil se prepara com 155 milhões de eleitores e data decisiva!

09/01/2026 12:12 | 1 min de leitura

● Cantareira em Crise: Alerta Máximo na Região Metropolitana de SP em 2026

09/01/2026 12:15 | 2 min de leitura

● INPC Aumenta em 2025: Impacto no Salário Mínimo e Previdência Social!

09/01/2026 13:10 | 1 min de leitura

● Ciclone Extratropical Ameaça Rio Grande do Sul: Alerta de Grande Perigo!

09/01/2026 13:55 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!