Haddad afirma que outros países não possuem a força interna necessária para impedir um acordo com os EUA
Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) buscam impedir que as tratativas comecem, afirmou o ministro.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (24.jul.2025) que os demais países que firmaram acordos comerciais com os Estados Unidos, como Filipinas, Japão e Indonésia, não enfrentam uma “força política interna” que prejudica seus interesses. Ele declarou que 20% a 25% dos brasileiros aderiram a uma ideologia contrária ao Brasil.
O ministro concedeu entrevista à Rádio Itatiaia. Haddad tem criticado a família Bolsonaro nos últimos dias por “conspirar” contra a soberania nacional e “sacrificar” o país para os interesses do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), declarou uma alíquota de 50% sobre produtos exportados do Brasil para os Estados Unidos. A ação começará a valer em 1º de agosto.
Leia também:

Museu Tailandês remove obras de minorias devido à pressão da China

Trump questiona números oficiais sobre o mercado de trabalho

Motta afirma que a anistia desvia a atenção de outras questões prioritárias do Brasil
O ministro afirmou que a primeira ação que o governo está buscando é estabelecer uma comunicação com o governo dos Estados Unidos, devido à presença de brasileiros ligados ao ex-presidente Bolsonaro atuando para impedir o início de conversas e negociações.
Trump afirmou na quarta-feira (23.jul) que a taxa de 50% se destina a países cuja relação “não tem sido boa”. O presidente dos EUA mencionou Bolsonaro na carta que aumentou as tarifas.
Segundo Haddad, o Brasil encontra-se em uma situação “paradoxal”, devido ao contexto político não vivenciado por outras nações nas negociações.
“No Japão, que firmou um acordo com os Estados Unidos, na União Europeia e na própria China não tem uma força política interna concorrendo contra os interesses do país. Não existe isso em nenhum país do mundo […]. Aqui no Brasil nós temos essa especificidade”, afirmou.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)