O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta 5ª feira (15.mai.2025) que a equipe econômica prepara “medidas pontuais” para apresentar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na próxima semana. Ele ressaltou que as ações são “corriqueiras” e levam em conta o cumprimento da meta fiscal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao ser questionado por jornalistas no edifício-sede da Fazenda, Haddad não forneceu detalhes sobre as ações. “Não dá nem para chamar de pacote, porque são medidas pontuais. Nenhuma de escala”, declarou.
Haddad afirmou que “não existe demanda de espaço fiscal para projetos novos” e classificou como “ruidosos” os boatos sobre o reajuste do Bolsa Família.
LEIA TAMBÉM!
● A GOL registrou queda de 63,7% no lucro, que atingirá R$ 1,37 bi no primeiro trimestre de 2025
● Governo estima que a perda financeira do Instituto Nacional do Seguro Social aumentará quatro vezes em um período de setenta e cinco anos
● Stellantis aponta ameaça de falência de fabricantes de automóveis da Europa e América do Norte na China
As pressões, as dificuldades, não começaram a ser discutidas, não há nenhum estudo a respeito. Você quer inventar um problema para ajudar especulador a ganhar dinheiro, aí o problema não pode ser meu. Estou aqui para esclarecer que o orçamento de 2026 nem começou a ser discutido.
O ministro da Fazenda afirmou que o objetivo era discutir o tema com Lula durante a semana corrente, porém, a participação do presidente no funeral do ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica adiou o encontro para a semana seguinte.
Auxílio gás e pão-de-melho.
Haddad afirmou que o Auxílio Gás foi uma questão resolvida em diácom o presidente Lula e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, sendo considerada “pacificada”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todo planejamento deve estar contemplado no orçamento. Não há despesas suplementares […]. O Vale-Gás não foi votado conforme a proposta original. A proposta foi modificada para se tornar uma rubrica orçamentária, afirmou.
O governo tem 120 dias para enviar ao Congresso o novo formato do programa Pão de Méis, que oferece incentivo financeiro a estudantes do ensino médio público beneficiários do CadÚnico, conforme reforçado. “Estamos formulando a lei no prazo determinado pelo TCU”, afirmou.
Meta alcançada.
Na quinta-feira que vem (22 de maio), o governo deverá apresentar o Relatório Bimestral de Avaliação de Receitas e Despesas. É nesse momento que o governo revisa a execução orçamentária, incluindo contingenciamento e bloqueio.
As ações que forem implementadas seguirão o mesmo processo do ano anterior. Alcançaremos a meta, afirmou Haddad.
O líder da equipe econômica indicou que a análise do Orçamento de 2026 iniciará no final de junho, com começo de julho.
Fonte: Poder 360