Haddad inicia viagem à Califórnia e se encontra com grandes empresas de tecnologia
Ministro da Fazenda promove encontros com Nvidia, Google e Amazon para discutir um plano de investimento em data centers.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, inicia no domingo (04) uma viagem por Los Angeles e São Francisco, com encontros com Nvidia, Google e Amazon, as três maiores empresas de tecnologia do mundo.
Em reuniões com essas empresas, o ministro apresentará o novo plano do governo para incentivar investimentos em data centers no Brasil, segmento que tem ganhado importância global com o desenvolvimento da inteligência artificial, cenário no qual diversos países competem por projetos bilionários. Na semana passada, a chinesa TikTok anunciou a construção de um centro de dados na Finlândia com investimentos de US$ 1,14 bilhão.
O ministro chegou em Los Angeles no sábado, sendo seu primeiro compromisso oficial um jantar oferecido pelo Milken Institute, um centro de estudos com sede em Santa Mônica que discute a economia mundial e realiza sua conferência anual nesta semana.
O evento contará com a presença do secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, que inaugura a conferência nesta segunda-feira (05) e da ex-primeira-dama Jill Biden, além da diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva.
LEIA TAMBÉM:
● Haddad tem encontro com secretário do Tesouro dos EUA
● Trump afirma que não irá demitir Powell até o término do mandato do presidente do Federal Reserve
● Governo analisa autorizar voos de companhias aéreas internacionais no Nordeste e Amazônia
Haddad discorre sobre a economia do Brasil em evento do Milken Institute, em painel na segunda-feira pela manhã. O presidente do banco J Safra, José Olympio Pereira, também estará presente.
O ministro conduz uma reunião com a vice-presidente do instituto, Laura Deal Lacey, para apresentar um resumo da economia brasileira e da agenda internacional do país. O encontro contará com um painel de discussão sobre a COP30, que ocorrerá em Belém.
Com as tecnologias, Haddad teve, na segunda-feira, uma reunião bilateral com a diretora financeira do Google, Ruth Porat, em Los Angeles. Na mesma tarde, encontrou o CEO da Nvidia, Jensen Huang, em São Francisco, onde também fez uma visita às instalações da empresa, especializada em microprocessadores para inteligência artificial e avaliada em US$ 2,8 trilhões na bolsa.
Na terça-feira (06), em seu último dia de viagem aos Estados Unidos, antes de seguir para o México, realizará uma reunião com a liderança da Amazon.
Fonte: CNN Brasil