O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, encontrou-se neste domingo (4) com o secretário de Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, em um cenário de guerra comercial iniciada por Donald Trump e com indícios de amenização das tensões com a China.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O encontro ocorreu no hotel Beverly Hilton, na Califórnia, entre 11h e 12h (15h às 16h, em Brasília).
Ainda neste domingo, Haddad participa de um jantar da 28ª Conferência Global Instituto Milken, também em Los Angeles.
O primeiro encontro pessoal ocorreu entre os chefes das equipes econômicas do Brasil e dos Estados Unidos, durante o segundo mandato de Trump.
LEIA TAMBÉM!
O ministro viajou para os Estados Unidos neste sábado (3) para apresentar o plano nacional de data centers.
O itinerário planejado inclui atividades em Los Angeles e San José, nos Estados Unidos, e na Cidade do México, capital do México.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A viagem visa participar da Conferência Global Milken Institute, a ser realizada na próxima segunda-feira (5) em Los Angeles. Haddad pretende discutir temas como a COP30, a economia brasileira e a global.
O ministro irá utilizar a viagem para promover o plano nacional de data centers. Espera-se que o novo marco seja apresentado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste mês. A iniciativa contempla incentivos fiscais, segurança jurídica e normas específicas para o setor.
Adicionalmente, são apontadas como compromissos as reuniões bilaterais com Ruth Porat, CFO do Google, e com Jensen Huang, CEO da Nvidia. Também está agendada uma reunião bilateral com executivos da Amazon.
As reuniões de Haddad com Nvidia e Amazon devem focar em data centers, conforme apurado pela CNN. Já a agenda com o Google deve ser mais abrangente, incluindo questões regulatórias.
Durante a viagem, o ministro também participará de um café da manhã que está sendo organizado pela Amcham Brasil. A expectativa é que o encontro reúna empresários brasileiros e representantes dos principais grupos econômicos norte-americanos.
Após as agendas nos EUA, Haddad seguirá para a Cidade do México, onde terá um encontro com Edgar Amador Zamorra, secretário da Fazenda e Crédito Público do país. O encontro tem como foco aprofundar as relações bilaterais entre as nações. Haddad só retorna a Brasília em 8 de maio.
Professor aponta falha estrutural na economia global.
Com informações de Vitória Queiroz, da CNN no Brasil.
Fonte: CNN Brasil