Hamas acusa Israel de bloquear ajuda humanitária em Gaza! A passagem de Rafah, vital para a crise, é alvo de exigências impossíveis. Saiba mais.
O Hamas acusou Israel de impor restrições que dificultam os esforços internacionais para aliviar a crise humanitária em Gaza. Segundo informações obtidas pela Agência EFE, o grupo afirma que Israel está estabelecendo condições consideradas “impossíveis” para a reabertura da passagem fronteiriça de Rafah, que liga Gaza ao Egito.
Uma fonte do Hamas, que preferiu permanecer anônima, detalhou que as exigências israelenses incluem a criação de um posto de controle adicional de Israel dentro da passagem, o que, na visão do Hamas, representaria um “controle indireto de segurança”.
A fonte também ressaltou que o plano previa que todos os que entrassem em Gaza primeiro passassem pela passagem de Rafah e, em seguida, seguissem por uma rota que levaria a uma inspeção israelense.
A fonte do Hamas acrescentou que as condições incluem a proibição da entrada de palestinos nascidos fora da Faixa de Gaza durante ou antes da guerra, juntamente com uma restrição no número de pessoas que poderiam entrar em Gaza, em comparação com o número de pessoas que poderiam sair, o que, segundo o Hamas, geraria um êxodo da população.
Além disso, a fonte informou que Israel propôs o deslocamento da passagem para o triângulo fronteiriço próximo ao cruzamento de Kerem Shalom, apelidado de “Rafah 2”. O Hamas denuncia que essa medida seria uma tentativa de “inutilizar permanentemente a tradicional passagem de Rafah e o corredor Filadélfia”.
A fonte alertou que, com essa ação, Israel consolidaria o “controle sobre a fronteira sul de Gaza”. O Egito, por sua vez, teria se recusado a aceitar qualquer mudança na gestão da travessia, defendendo que ela deve ser controlada em conjunto pelo Egito e pela Palestina.
Essa reação ocorre após o governo de Benjamin Netanyahu anunciar, na madrugada desta segunda-feira, que a abertura do fluxo de pessoas ocorreria após a busca pelo corpo do último refém ainda mantido em Gaza. No entanto, Israel não divulgou nenhuma data, apesar de, na última quinta-feira, o presidente do comitê palestino tecnocrata, Ali Shaaz, ter assegurado que a reabertura ocorreria ainda nesta semana.
A passagem de Rafah deveria ter sido reaberta durante a fase inicial do cessar-fogo negociado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em outubro do ano passado, mas Israel tem imposto obstáculos durante estes meses. A passagem, que antes não era controlada por Israel, permanece fechada desde maio de 2024, após a ocupação da parte palestina da passagem por forças israelenses.
Autor(a):
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!