Havaí declara estado de emergência e evacua áreas litorâneas em razão de tsunami
O governador estadual, Josh Green, prevê que “haverá inundações em todas as ilhas” que “serão iminentes após a chegada das ondas”.

O governador do Havaí, Josh Green, declarou nesta terça-feira (29) estado de emergência nesse arquipélago dos Estados Unidos devido à possível chegada de um tsunami causado pelo terremoto de magnitude 8,8 que atingiu a península de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, e convocou a população a evacuar as zonas costeiras. “Assinei uma proclamação de emergência, e os Centros de Operações de Emergência do Estado e do Condado estão completamente ativados. Por favor, levem esta situação a sério”, disse Green na rede social X (ex-Twitter).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em seguida à coletiva, o governador solicitou que a população abandonasse as áreas costeiras e se dirigisse para o interior dessas ilhas vulcânicas situadas no Oceano Pacífico. “Esta é a advertência mais grave que podem ter. Não é um aviso de vigilância. É uma advertência, o que significa que devemos evacuar as zonas costeiras imediatamente”, declarou Green. “Deve-se esperar que haja inundações em todas as ilhas, e elas serão iminentes após a chegada das ondas”, acrescentou.
Green informou que o primeiro impacto das ondas do tsunami deve ocorrer às 19h10, horário local (2h10 de Brasília). Pode-se esperar que uma onda de tsunami atinja o estado, e não afetará apenas uma praia. É muito provável que envolva as ilhas, acrescentou.
LEIA TAMBÉM:
● O tsunami atinge a Rússia, afogando prédios
● Trump anuncia acordo com a Coreia do Sul para diminuir cotação de 25% para 15%
● Sanções financeiras e restrições de viagem: análise da Lei Magnitsky
A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) divulgou nesta terça-feira um alerta de tsunami em todo o Havaí, além das Ilhas Aleutas pertencentes ao Alasca. Adicionalmente, o órgão lançou um aviso laranja (o segundo mais elevado na escala de intensidade de três cores) para toda a costa oeste dos Estados Unidos e Canadá devido ao risco de tsunamis.
Com informações da EFE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Jovem Pan