Hotelaria destina R$ 10,6 bilhões para novos empreendimentos no interior
Hotéis destinam R$ 10,6 bilhões para novos empreendimentos, com ênfase em áreas rurais.
O setor hoteleiro planeja investir R$ 10,6 bilhões em novos empreendimentos em 2025, conforme apontado na 19ª edição do Panorama da Hotelaria Brasileira.
A consultoria HotelInvest, em colaboração com o FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), conduziu o levantamento. Os dados foram obtidos com base no desempenho de 187 hotéis, 29 redes de hotelaria e 32.755 unidades habitacionais. A íntegra (PDF – 9 MB) está disponível.
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A Panorama relata que, mesmo com cancelamentos decorrentes do aumento da taxa de juros, o setor seguiu em expansão. O volume de empreendimentos hoteleiros em construção para 2025 deverá ser equivalente ao de 2020, com 152 projetos em desenvolvimento, anteriormente contabilizados em 169.
Em andamento.
As redes hoteleiras consolidadas direcionam seus investimentos para o Sudeste (50%), Nordeste (20%) e Sul (20%).
De 151 plantas em desenvolvimento, 73% estão localizadas em cidades interioranas. 24% estão nas capitais, e 3% em regiões metropolitanas. As novas unidades seguem a tendência de valorização de projetos das categorias midscale, upscale e luxo, que correspondem, respectivamente, a hotéis de padrão intermediário, superior e de alto padrão, segundo o levantamento.
São Paulo apresenta o maior volume de hotéis em construção, seguido por Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Estados como Amapá, Sergipe, Paraíba e Espírito Santo não possuem registros de projetos das empresas do setor hoteleiro.
Desafios
A pesquisa indica que o setor hoteleiro deve adotar uma postura mais prudente frente aos problemas econômicos e ao alto custo de construção. O estudo aponta que investidores estão buscando outras opções de desenvolvimento imobiliário devido às taxas de juros elevadas e aos valores de construção.
A elevação da taxa Selic foi apontada como o principal obstáculo por 27% dos entrevistados pela consultoria. Em segundo lugar, com 24% das respostas, destacaram-se os elevados custos das construções. Já a escassez de financiamento representa uma preocupação para 19% dos desenvolvedores hoteleiros.
A HotelInvest afirma que as redes devem concentrar-se na geração de valor e na comunicação dos benefícios produzidos, sem negligenciar a eficiência operacional.
Fonte: Poder 360
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
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