Hotelaria destina R$ 10,6 bilhões para novos empreendimentos no interior

Hotéis destinam R$ 10,6 bilhões para novos empreendimentos, com ênfase em áreas rurais.

20/05/2025 6h13

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(Imagem de reprodução da internet).

O setor hoteleiro planeja investir R$ 10,6 bilhões em novos empreendimentos em 2025, conforme apontado na 19ª edição do Panorama da Hotelaria Brasileira.

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A consultoria HotelInvest, em colaboração com o FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), conduziu o levantamento. Os dados foram obtidos com base no desempenho de 187 hotéis, 29 redes de hotelaria e 32.755 unidades habitacionais. A íntegra (PDF – 9 MB) está disponível.

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A Panorama relata que, mesmo com cancelamentos decorrentes do aumento da taxa de juros, o setor seguiu em expansão. O volume de empreendimentos hoteleiros em construção para 2025 deverá ser equivalente ao de 2020, com 152 projetos em desenvolvimento, anteriormente contabilizados em 169.

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As redes hoteleiras consolidadas direcionam seus investimentos para o Sudeste (50%), Nordeste (20%) e Sul (20%).

De 151 plantas em desenvolvimento, 73% estão localizadas em cidades interioranas. 24% estão nas capitais, e 3% em regiões metropolitanas. As novas unidades seguem a tendência de valorização de projetos das categorias midscale, upscale e luxo, que correspondem, respectivamente, a hotéis de padrão intermediário, superior e de alto padrão, segundo o levantamento.

São Paulo apresenta o maior volume de hotéis em construção, seguido por Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Estados como Amapá, Sergipe, Paraíba e Espírito Santo não possuem registros de projetos das empresas do setor hoteleiro.

Desafios

A pesquisa indica que o setor hoteleiro deve adotar uma postura mais prudente frente aos problemas econômicos e ao alto custo de construção. O estudo aponta que investidores estão buscando outras opções de desenvolvimento imobiliário devido às taxas de juros elevadas e aos valores de construção.

A elevação da taxa Selic foi apontada como o principal obstáculo por 27% dos entrevistados pela consultoria. Em segundo lugar, com 24% das respostas, destacaram-se os elevados custos das construções. Já a escassez de financiamento representa uma preocupação para 19% dos desenvolvedores hoteleiros.

A HotelInvest afirma que as redes devem concentrar-se na geração de valor e na comunicação dos benefícios produzidos, sem negligenciar a eficiência operacional.

Fonte: Poder 360

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