Hugo Calderano é suspenso de competição nos Estados Unidos devido à viagem à Cuba
Cidadão brasileiro é inelegível para isenção de visto para viagem ao país em 2023 – e não conseguiu entrevista consular a tempo do WTT.

Hugo Calderano, número 3 do mundo no tênis de mesa, comunicou nesta quinta-feira (3.jul.2025) que não competirá no WTT Grand Smash, em Las Vegas, nos Estados Unidos. A decisão se deve à sua viagem a Cuba em 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O cidadão brasileiro, que também detém a cidadania portuguesa, afirmou que tentava entrar no país pelo ESTA (Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem), já que cidadãos da União Europeia são isentos de visto.
Contudo, seu pedido teria sido negado pelas autoridades americanas. Hugo foi notificado de que perdeu a elegibilidade para o E-PASS por ter visitado Cuba durante a participação em dois torneios oficiais da ITTF.
LEIA TAMBÉM:
● A energia contribui com até 92% do custo dos alimentos, aponta pesquisa
● A arrecadação via Lei Rouanet aumentou 37,8% no primeiro semestre de 2025
● Hacker utilizou serviço como se fosse uma instituição financeira credenciada, afirma C&M
O atleta informou que buscou apoio de órgãos como a USATT (Associação de Tênis de Mesa dos Estados Unidos) e o USOPC (Comitê Olímpico e Paralímpico) local para solicitar um visto de emergência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O agendamento foi aprovado, contudo, não existiam datas disponíveis para a entrevista consular antes do torneio.
“Mobilizei minha equipe para obter o visto, porém não houve tempo hábil. É frustrante ficar de fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle”, declarou Hugo em comunicado.
Ele alcançou o ápice da carreira. Em abril de 2025, obteve vitória na Copa do Mundo e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o congratulou nas redes sociais pelo título inédito. Calderano também recebeu US$80.000 de prêmio pela conquista.
O WTT Grand Smash é considerado o “Grand Slam” do tênis de mesa. Trata-se da segunda edição da temporada. A primeira ocorreu em janeiro.
Fonte por: Poder 360