Deputada foi detida pela polícia italiana em Roma na terça-feira (29).
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, declarou que espera por comunicados oficiais do Ministério da Justiça e do governo italiano em relação à prisão da deputada federal Carla Zambelli. Na rede social, o parlamentar afirmou ter conhecimento do ocorrido através da imprensa e recebeu informações iniciais do ministro Ricardo Lewandowski.
É importante lembrar que as medidas que cabem à Câmara já estão sendo adotadas, por meio da Representação que tramita na CCJC, em obediência ao Regimento e à Constituição. A Casa apenas pode deliberar sobre a perda de mandato, afirmou Motta.
Zambelli foi detida pela polícia italiana nesta tarde, em Roma. A deputada havia escapado do Brasil logo após ser sentenciada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em maio deste ano, a 10 anos de prisão por invasão aos sistemas eletrônicos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Desde então, ela estava foragida da Justiça brasileira e na lista de procurados da Interpol.
A Polícia Federal, em nota, declarou que a detida está sendo procurada por delitos cometidos no país e será submetida ao processo de extradição, seguindo os procedimentos estabelecidos na legislação italiana e nos acordos internacionais dos quais o Brasil é parte.
O Supremo Tribunal Federal também considerou culpado Zambelli, resultando na perda do mandato após esgotamento de todos os recursos.
Fonte por: Brasil de Fato
Autor(a):
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!