IA ameaça transformar Black Friday em ‘Black Fraude’, alertam consumidores

Consumidores alertam: Golpes com IA são principal preocupação, 55% planejam reduzir gastos este ano.

07/10/2025 13:09

2 min de leitura

IA ameaça transformar Black Friday em ‘Black Fraude’, alertam consumidores
(Imagem de reprodução da internet).

Varejo Digital e Black Friday: Otimismo Contido com o Crescimento das Fraudes

O setor de varejo digital continua a ser o principal beneficiário da Black Friday, com uma projeção de movimentação de até R$ 13,6 bilhões. No entanto, este ano, nem todos os segmentos do varejo digital terão a mesma oportunidade de lucrar, devido ao aumento das fraudes, impulsionadas pela inteligência artificial.

Uma pesquisa recente do Reclame AQUI revela um cenário de cautela entre os consumidores. Com menos de dois meses para a Black Friday (28 de novembro), 76% dos consumidores ainda não decidiram se participarão da promoção. Dentre os 10% que já confirmaram suas compras, a maioria (55%) planeja gastar menos.

Segmentos com Maior Potencial de Lucro

De acordo com a pesquisa, os segmentos com maior potencial de lucro na Black Friday são:

Leia também:

  • Roupas e calçados – 41%
  • Produtos de beleza, cosméticos e tratamentos estéticos – 24%
  • Linha branca de eletrodomésticos (geladeira, máquina de lavar, coifa, etc.) – 22%

“A Black Friday se tornou um campo de batalha entre a busca por ofertas e os golpes cada vez mais tecnológicos, utilizando IA para criar fraudes altamente convincentes. O que vemos é um consumidor mais pragmático, que vai à Black Friday para comprar o que precisa, com a condição certa”, afirma Edu Neves, CEO e cofundador do Reclame AQUI.

O Medo das Fraudes com Inteligência Artificial

A pesquisa também revelou que 63% dos consumidores não sabem identificar golpes feitos com IA. Adicionalmente, 20% já foram vítimas de fraudes na Black Friday. Essa combinação de fatores explica a crescente cautela no ambiente digital.

Antes, o consumidor precisava verificar URLs falsas e identificar sites clonados. Agora, ele também deve se preocupar com golpes digitais que utilizam deep fakes, vozes clonadas, vídeos de promoções falsas e outras ferramentas criadas com inteligência artificial.

“O golpe não está apenas na largada, na oferta imperdível. Pode ser depois de você estar com a sua opinião formada, já ter escolhido a loja, ele aparece lá na etapa final, na hora do pagamento”, explica Neves, que recomenda o Detector de Site Confiável do Reclame AQUI.

O que os Varejistas Digitais Precisam para Ganhar a Confiança do Consumidor?

A pesquisa indica que 98% dos consumidores já praticam a verificação de confiabilidade de lojas, sites, perfis de rede social, links e ofertas. Para esta edição da Black Friday, reputação e segurança se tornaram novos decisores de compra.

Em ordem de prioridade, os fatores que influenciam a decisão de compra são:

  • Reputação das empresas/marcas – 34%
  • Segurança contra golpes e fraudes – 33%
  • Avaliações de outros consumidores sobre os produtos – 25%

“A jornada de compra hoje é uma conversa, e o consumidor só faz negócio com quem participa desse diálogo. Ele entende que a força de uma comunidade de consumidores é a maior proteção contra riscos e fraudes”, conclui o CEO do Reclame AQUI.

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