Varejo Digital e Black Friday: Otimismo Contido com o Crescimento das Fraudes
O setor de varejo digital continua a ser o principal beneficiário da Black Friday, com uma projeção de movimentação de até R$ 13,6 bilhões. No entanto, este ano, nem todos os segmentos do varejo digital terão a mesma oportunidade de lucrar, devido ao aumento das fraudes, impulsionadas pela inteligência artificial.
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Uma pesquisa recente do Reclame AQUI revela um cenário de cautela entre os consumidores. Com menos de dois meses para a Black Friday (28 de novembro), 76% dos consumidores ainda não decidiram se participarão da promoção. Dentre os 10% que já confirmaram suas compras, a maioria (55%) planeja gastar menos.
Segmentos com Maior Potencial de Lucro
De acordo com a pesquisa, os segmentos com maior potencial de lucro na Black Friday são:
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- Roupas e calçados – 41%
- Produtos de beleza, cosméticos e tratamentos estéticos – 24%
- Linha branca de eletrodomésticos (geladeira, máquina de lavar, coifa, etc.) – 22%
“A Black Friday se tornou um campo de batalha entre a busca por ofertas e os golpes cada vez mais tecnológicos, utilizando IA para criar fraudes altamente convincentes. O que vemos é um consumidor mais pragmático, que vai à Black Friday para comprar o que precisa, com a condição certa”, afirma Edu Neves, CEO e cofundador do Reclame AQUI.
O Medo das Fraudes com Inteligência Artificial
A pesquisa também revelou que 63% dos consumidores não sabem identificar golpes feitos com IA. Adicionalmente, 20% já foram vítimas de fraudes na Black Friday. Essa combinação de fatores explica a crescente cautela no ambiente digital.
Antes, o consumidor precisava verificar URLs falsas e identificar sites clonados. Agora, ele também deve se preocupar com golpes digitais que utilizam deep fakes, vozes clonadas, vídeos de promoções falsas e outras ferramentas criadas com inteligência artificial.
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“O golpe não está apenas na largada, na oferta imperdível. Pode ser depois de você estar com a sua opinião formada, já ter escolhido a loja, ele aparece lá na etapa final, na hora do pagamento”, explica Neves, que recomenda o Detector de Site Confiável do Reclame AQUI.
O que os Varejistas Digitais Precisam para Ganhar a Confiança do Consumidor?
A pesquisa indica que 98% dos consumidores já praticam a verificação de confiabilidade de lojas, sites, perfis de rede social, links e ofertas. Para esta edição da Black Friday, reputação e segurança se tornaram novos decisores de compra.
Em ordem de prioridade, os fatores que influenciam a decisão de compra são:
- Reputação das empresas/marcas – 34%
- Segurança contra golpes e fraudes – 33%
- Avaliações de outros consumidores sobre os produtos – 25%
“A jornada de compra hoje é uma conversa, e o consumidor só faz negócio com quem participa desse diálogo. Ele entende que a força de uma comunidade de consumidores é a maior proteção contra riscos e fraudes”, conclui o CEO do Reclame AQUI.