Ibaneis solicita que a Comissão de Licenciamento, Desenvolvimento e Fomento (CLDF) estende o prazo do mandato da Reitora da UnDF
15/04/2025 às 13h16

O governador Ibaneis Rocha enviou uma proposição de lei à Câmara Legislativa do Distrito Federal que estende o mandato temporário da reitora da Universidade do Distrito Federal para seis anos.
Simone Pereira Costa Benck foi nomeada reitora do UnDF em 2021. Seu mandato termina em julho de 2025, mas se a CLDF aprovar a proposta, ela poderá permanecer no cargo até 2027, que coincide com o fim da gestão de Ibaneis Rocha no GDF.
A Lei Complementar nº 987/2021, criou a UnDF e estabeleceu que a reitora pro tempore teria um mandato de quatro anos para dirigir, coordenar e adotar medidas necessárias para implementação da instituição superior de ensino até ser realizada a primeira consulta à comunidade acadêmica sobre o cargo.
A proposta apresentada pelo GDF à CLDF em quarta-feira (8/4) estende o mandato interino do reitor por seis anos. Depois deste período de tempo, a pessoa responsável pela UnDF terá 180 dias para iniciar o processo de escolha do primeiro reitor e do primeiro vice-reitor da universidade, com envolvimento dos alunos, professores e funcionários.
LEIA TAMBÉM:
● A capital receberá a Cruz do primeiro Missário celebrado em território brasileiro. Aqui é o modo para visualização dela:
● Projetos para a treinamento dos Professores sobre Segurança Digital
● Tutor encaminhado para remocão ao ser julgado culposo pela violência contra sua própria filha
O secretário da Casa Civil do Distrito Federal (DF), Gustavo Rocha, afirmou que a ampliação do mandato da reitora tem como objetivo garantir a continuidade do processo de implantação da universidade. “Esta medida visa assegurar a aprovação das providências necessárias para o funcionamento pleno da UnDF, sem comprometer o princípio democrático e participativo da instituição”, informou na justificativa do projeto.
Fonte: Metrópoles