Ibovespa Atinge Novos Recordes e Investidores Avaliam Oportunidades

Ibovespa bate recordes e investidores avaliam oportunidades na B3.Índice dispara 25% em 2025, com P/L abaixo de 10,3, e analistas veem potencial de valorização

04/11/2025 16:31

3 min de leitura

Ibovespa Atinge Novos Recordes e Investidores Avaliam Oportunidades
(Imagem de reprodução da internet).

Ibovespa Alcança Novos Recordes e Investidores Avaliam Oportunidades

O Ibovespa iniciou novembro com um desempenho expressivo. Na segunda-feira, 3 de novembro, o principal índice da B3 atingiu novos recordes diários e de fechamento, ultrapassando a marca de 150 mil pontos. O índice registrou um aumento superior a 25% em 2025 e já superou recordes de fechamento de 21 anos.

A performance levanta a questão de se os ativos brasileiros estão, de fato, caros.

Agentes do mercado respondem que não. Acreditam que ainda há espaço para a valorização das ações, e que elas permanecem relativamente baratas. Para medir se o índice está valorizado, analistas examinam o índice P/L (preço/lucro), que indica quantas vezes o preço da ação é equivalente aos lucros anuais das empresas indexadas.

Leia também:

Dados da Bloomberg, compilados sob solicitação do EXAME, mostram que o P/L do Ibovespa atual é de 10,3 vezes, abaixo da média histórica de 13,92 vezes dos últimos 10 anos. Comparativamente, o número foi de 38,86 vezes em 2020, 7,21 vezes em 2021, 5,76 vezes em 2022, 9,46 vezes em 2023 e 9,08 vezes em 2024, segundo a consultoria.

“A verdade é que, apesar deste alto, ainda há espaço para valorização, especialmente se alguns gatilhos forem confirmados, como, por exemplo, uma queda mais forte nas taxas de juros reais do Brasil e avanços na agenda fiscal”, afirma Fábio Murad, economista e CEO da Super-ETF Educação.

“O mercado de ações continua lidando com números abaixo da média histórica e alguns setores, como bancos e energia, ainda são considerados descontados pela casa”, diz o analista.

Ações Brasileiras Também Baratas em Relação a Outros Mercados Emergentes

Em relação a outros mercados emergentes, o Brasil é o segundo mais barato, ficando atrás apenas da Turquia, segundo uma pesquisa da Nest Asset Management. Enquanto Brasil e Turquia negociam perto de 10 vezes os lucros futuros, México, Argentina e China estão mais próximos de 15 vezes, e Austrália e Índia estão acima de 20 vezes.

Isso significa que, em relação aos pares globais, o investidor ainda encontra oportunidades nas ações brasileiras, e há potencial de valorização se os mercados internacionais mantiverem um bom desempenho.

Ibovespa Aumenta em Dólares e Perspectivas para o Final do Ano

Em dólares, o Ibovespa aumentou 40,24% este ano, acima da média de 33,63% dos mercados emergentes. Segundo Luis Castro da Fonseca, fellow fundador da Nest Asset, o desenvolvimento futuro dependerá do cenário internacional, que já não está tão barato. “Ao olhar para o final do ano, acreditamos que o Brasil deve continuar seguindo a tendência dos mercados globais, e particularmente dos emergentes.

Se esses mercados continuarem com bom desempenho, o Brasil também deve.

“Os mercados no exterior não estão supercaros, então não é tão certo que eles continuem bem no último trimestre”, avalia Fonseca. Segundo o gestor, o que está trabalhando a favor do Ibovespa é que, historicamente, o quarto trimestre do ano tem recebido feedback positivo no mercado global. “Se você olhar para o S&P 500, nos últimos 10 anos, a única vez em que o terceiro trimestre foi negativo foi em 2018”, ele lembra.

Possíveis Movimentos do Ibovespa

O desempenho do Ibovespa também reacendeu uma antiga expectativa entre os investidores do famoso “rally de final de ano”. Tradicionalmente, a tendência, que geralmente encerra o calendário com ganhos, esteve ausente em 2024, mas está de volta ao radar com uma nova fase de otimismo em relação às ações. “As ações poderiam facilmente subir mais, algo como 10-20% em dólares, sem se tornarem caras. É difícil prever se isso aconteceria até o final do ano ou no início do próximo ano, mas se o cenário global permanecer positivo, esse movimento pode acontecer”, diz Fonseca.

Analistas não têm opiniões unânimes sobre a força de uma possível alta entre novembro e dezembro, mas alguns estimam que os índices terminem 2025 na linha de 155 mil a 150 mil pontos.

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)