Economia

Ibovespa está subindo graças a fatores internacionais; dólar está oscilando


Ibovespa está subindo graças a fatores internacionais; dólar está oscilando
(Foto Reprodução da Internet)

A bolsa paulista operava em alta na manhã desta segunda-feira (18), favorecida pelo comportamento dos futuros acionários norte-americanos, em meio à queda nos rendimentos dos Treasuries, enquanto a alta do petróleo era um componente favorável para as ações da Petrobras.

Por volta das 11:30, o índice da bolsa de valores, o Ibovespa, estava em 130.718,39 pontos, apresentando uma alta de 0,4%. Enquanto isso, o preço do dólar estava em queda, com uma variação negativa de 0,03% e sendo vendido a R$ 4,9357. Essa queda aconteceu depois de uma leve alta no início do dia.

A moeda norte-americana oscilava ao longo desta manhã, com investidores repercutindo a aprovação da reforma tributária no Congresso e aguardando novos dados de inflação dos Estados Unidos desta semana.

Segundo os participantes do mercado, a oscilação do dólar estava relacionada, em parte, a uma espera por novos passos na política monetária do Federal Reserve. Isso fez com que a agenda fosse menos agitada nesta sessão.

A equipe econômica do banco Inter afirmou que as apostas de cortes de juros nos EUA no início de 2024 estão crescendo, embora alguns membros do Fed achem que é cedo demais para tomar essa decisão.

No último dia 15, o dólar encerrou o dia com valor de venda de R$ 4,9379, subindo 0,46%. Já o Ibovespa, índice da bolsa de valores, fechou com queda de 0,49%, chegando aos 130.197 pontos. Essa queda ocorreu um dia depois de alcançar o seu maior patamar histórico. Ao longo da última semana, a bolsa de valores de São Paulo teve uma alta de 2,44%.

O Banco Central fará nesta sessão leilão de até 16 mil contratos de swap cambial tradicional para fins de rolagem do vencimento de 1° de fevereiro de 2024.


🔥 Recomendado para voçê 🔥