Ibovespa quebra recordes e atrai projeções otimistas para 2025 e 2026
Ibovespa quebra recordes e dispara! Mercado espera valorização com juros menores e otimismo global. JPMorgan, XP e outras casas apontam para alta.
Ibovespa Alcança Marcas Históricas com Expectativas de Valorização
O Ibovespa tem apresentado um desempenho notável, atingindo marcas inéditas nesta quarta-feira, 5. O principal índice acionário da B3 renova recordes duplos, tanto intradiário quanto de fechamento, em uma sequência de cinco sessões consecutivas.
Essa alta expressiva tem gerado grande expectativa no mercado, impulsionada por diversos fatores que apontam para uma fase de valorização sustentada.
Fatores que Impulsionam a Alta do Ibovespa
Diversos elementos contribuem para o otimismo em torno do Ibovespa. Um dos principais é a expectativa de início do ciclo de afrouxamento monetário nos Estados Unidos, com a expectativa de mais cortes de juros pelo Federal Reserve (Fed) neste ano. A melhora no ambiente comercial entre Estados Unidos, China e Brasil, juntamente com a desaceleração da inflação e a expectativa de corte de juros no Brasil, também são fatores importantes.
Leia também:
CSN Apresenta Lucro Histórico de R$ 76 Milhões em 2025, Revertendo Perdas
Ibovespa cai com cautela e aguarda decisão do Copom e resultados corporativos
Shutdown nos EUA: Mercados em Risco com Previsões de Queda no PIB
Projeções de Valorização
As estratégias Cinthya Mizuguchi e Emy Shayo Cherman, do JPMorgan, apontam para um cenário favorável. A corretora XP Investimentos também enxerga um novo regime macroeconômico, com inflação em desaceleração e fim do ciclo de aperto monetário, como base para um movimento de valorização sustentado.
As projeções variam entre as instituições. O JP Morgan, por exemplo, via o índice chegar aos 155 mil pontos até dezembro. Para a Genial Investimentos, a projeção oficial da casa é de que o Ibovespa possa chegar aos 161.200 pontos este ano.
Cenários e Projeções Futuras
A Eleven Financial projeta o Ibovespa em 175 mil pontos em 2026, podendo atingir 190 mil pontos no cenário mais otimista. Entre os gestores, há quem veja chance do índice retrair antes de engatar este ano novas altas. Fernando Fontoura, sócio-fundador da Persevera Asset, avalia que boa parte do otimismo com o Brasil já está precificada e que o Ibovespa deve encerrar 2025 entre 135 mil e 140 mil pontos, refletindo uma fase mais conservadora.
Para 2026, porém, a gestora mantém forte viés positivo.
Conclusão
O desempenho do Ibovespa reacende a expectativa de investidores sobre um movimento de alta que costuma encerrar o ano com ganhos. Apesar das incertezas, a combinação de fatores macroeconômicos favoráveis e as projeções otimistas das principais instituições indicam um cenário promissor para o futuro do principal índice da bolsa brasileira.
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)