Ibovespa Quebra Recordes Históricos: Dia de Alta Explosivo com Decisões Globais!

Ibovespa quebra recordes! 🚀 O índice atingiu novas máximas em dia de alta, impulsionado por decisões do Fed e eventos globais. Saiba mais!

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Ibovespa Atinge Novos Recordes em Dia de Alta

O Ibovespa encerrou a sessão de quarta-feira, 28 de janeiro de 2026, com novas máximas históricas, fechando em 184.483,46 pontos. O dia foi marcado por uma intensa expectativa em relação às decisões de política monetária tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, além da divulgação de balanços corporativos importantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O principal índice da B3 avançou 1,41% ao longo do dia, impulsionado por um forte desempenho da bolsa brasileira, que já acumula um avanço significativo em janeiro de 2026. Desde o início do ano, o Ibovespa registrou quase um terço de todos os recordes de alta registrados em 2025, com um total de nove máximas históricas.

A sessão de hoje, apelidada de “super quarta”, concentrou diversas decisões e eventos importantes para os mercados globais. A agenda começou com a divulgação do índice de confiança do consumidor GfK na Alemanha, às 4h. Em seguida, o Banco do Canadá anunciou sua decisão de política monetária, com a expectativa de manutenção da taxa básica em 2,25%.

LEIA TAMBÉM!

O foco principal do mercado, no entanto, estava nos Estados Unidos. Às 16h, o Federal Reserve (Fed) divulgou sua decisão de política monetária, com a expectativa de manter os fed funds no intervalo entre 3,50% e 3,75%. Em seguida, às 16h30, o presidente do Fed, Jerome Powell, concedeu uma entrevista coletiva. No Brasil, o Banco Central anunciou sua decisão sobre a taxa Selic às 18h30, com a expectativa de manutenção dos juros.

Além das decisões de juros, a agenda internacional incluiu dados de estoques de petróleo bruto nos Estados Unidos, às 12h30, e um discurso da Isabel Schnabel, membro do Banco Central Europeu, às 15h. No campo político, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, discursou às 10h30. A temporada de balanços nos Estados Unidos ganhou destaque com a divulgação dos resultados de empresas como Microsoft, Meta Platforms, Tesla, ASML e IBM.

Segundo dados da consultoria Elos Ayta, janeiro de 2026 já se insere entre os episódios de maior valorização mensal do Ibovespa em mais de uma década. O desempenho positivo do índice contribui para um cenário de otimismo no mercado financeiro brasileiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sair da versão mobile