Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Outros
  3. Ibovespa sobe: Rali de Fim de Ano é possível ou risco no mercado acionário

Ibovespa sobe: Rali de Fim de Ano é possível ou risco no mercado acionário

Ibovespa atinge 150 mil pontos, reacende debate sobre “rali de fim de ano”. Investidores avaliam cenário com juros altos e inflação. Especialistas divergem sobre potencial de alta no mercado acionário

Por: Redação ZéNewsAi

04/11/2025 7:56

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Rali de Fim de Ano: Oportunidade ou Cautela no Mercado Acionário

A recente escalada dos 150 mil pontos no Ibovespa, registrada no pregão desta segunda-feira, 3, reacendeu um debate tradicional no mercado financeiro: a possibilidade de um “rali de fim de ano”. Esse movimento de alta, que costuma ocorrer nos meses de novembro e dezembro, e que historicamente tem entregado ganhos médios entre 3,38% e quase 21%, tem gerado expectativas e cautelas entre investidores.

A tradição do rali de fim de ano está associada ao aumento da liquidez no sistema financeiro, impulsionado pelo pagamento de bônus e do 13º salário, e à reacomodação das carteiras de investidores, que buscam otimizar seus investimentos para o próximo ano.

Ao longo dos últimos 26 anos, em 12 das ocasiões o Ibovespa apresentou ganhos significativos nos meses de novembro e dezembro. No entanto, em 2024, o índice recuou 3,12% em novembro e 4,28% em dezembro, em um contexto marcado por juros elevados, inflação resistente e desconfiança em relação às contas públicas.

Leia também:

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

No exterior, a vitória do ex-presidente Donald Trump nos Estados Unidos, trouxe volatilidade adicional e fortaleceu o dólar, reduzindo o apetite por risco em países emergentes.

Análise de Especialistas e Perspectivas para 2025

Apesar dos desafios recentes, alguns analistas acreditam que o cenário se torna mais favorável para um novo rali. Marcelo Boragini, especialista em renda variável na Davos Investimentos, destaca que a sequência de recordes desde maio sugere que o índice pode estar ensaiando um rali de final de ano, especialmente se os dados macroeconômicos continuarem favoráveis e se os balanços corporativos mantiverem um ritmo positivo.

Sidney Lima, analista da Ouro Preto Investimentos, ressalta que, embora o patamar atual da Bolsa mostre confiança, já embute parte do otimismo, e que o potencial de um rali existe, mas com ressalvas.

Entre os fatores que sustentariam uma nova alta, Ângelo Belitardo, gestor da Hike Capital, cita a expectativa de cortes de juros, o ambiente externo mais favorável e o efeito psicológico do recorde, que tende a atrair novos investidores. No entanto, o rali pode ser freado se houver piora no risco fiscal, câmbio instável, inflação acima do esperado ou postergação da queda de juros.

Enrico Cozzolino, sócio e head de análises da Levante Investimentos, avalia que as ações de empresas de peso do Ibovespa estão “baratas” em relação ao seu valor histórico.

Fatores Externos e Cenário Político

Luis Castro da Fonseca, sócio-fundador da Nest Asset Management, afirma que o desempenho do fim de ano do índice dependerá do que acontecer lá fora, especialmente nas ações dos Estados Unidos. Em 2025, segundo dados da casa, a bolsa brasileira subiu 40,24% em dólares, contra 33,63% na média dos emergentes.

Outros países também tiveram fortes ganhos, como México (45,91%), África do Sul (57,48%), China (40,32%) e Coreia do Sul (85,6%).

O cenário político doméstico também pode influenciar o comportamento da Bolsa, principalmente por conta da proximidade com as eleições de 2026. Temas como o Imposto de Renda, PECs e a segurança pública podem gerar volatilidade e impactar o mercado.

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
IbovespaInvestimentosRallí De Fim De Ano
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

ForbesLife

Fontana di Trevi: Turistas Pagarão para se Aproximar de Ícone de Roma!

22/12/2025 10:12 | 1 min de leitura

● Pilotos de Teste de Pneus: A Ciência Secreta por Trás da Sua Performance!

22/12/2025 12:04 | 4 min de leitura

● China Aumenta Pressão com Tarifas sobre Laticínios e Carne da UE em Retaliação!

22/12/2025 8:59 | 1 min de leitura

● James Ransone, Estrela de "The Wire" e "It", Falece aos 46 Anos – Detalhes Chocantes!

22/12/2025 7:55 | 1 min de leitura

● Empresas Alertadas: Chatbots Geram Riscos Jurídicos e Responsabilidades Graves

22/12/2025 11:03 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!