Identifique os estados que apresentam maior dependência dos EUA
Ceará detém a maior fatia das exportações para os Estados Unidos, com 44,9%; as perdas no Brasil podem ultrapassar 19 bilhões de reais.

O Ceará é o Estado brasileiro com maior dependência do mercado norte-americano. Dados da CNI (Confederação Nacional da Indústria) divulgados na terça-feira (29.jul.2025) indicam que 44,9% das exportações cearenses em 2024 tiveram como destino os Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em seguida, aparecem o Espírito Santo (28,6%), Paraíba (21,6%) e Sergipe (17,1%). A confederação afirma que a forte presença norte-americana na pauta dá a dimensão da importância de mercados como os EUA para o comércio exterior regional.
De acordo com a CNI, o aumento de tarifas determinado pelo presidente Donald Trump (republicano) sobre produtos brasileiros, que entrará em vigor em 1º de agosto, deverá causar prejuízos superiores a R$ 19 bilhões no Brasil.
LEIA TAMBÉM:
● Tribunal nega pedido de Augusto Melo para revogar acusação VeideBet
● BETesporte apresenta ferramenta para acompanhar o comportamento de apostadores
● Dificuldade financeira é principal obstáculo para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação, aponta estudo do governo Lula
Pelo menos seis estados brasileiros sofrerão impactos bilionários.
Apesar da maior variedade nas exportações, os estados do Sudeste e do Sul concentram as maiores perdas em valores absolutos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A CNI declara que a política de tarifas prejudica setores estratégicos e pode resultar em perda de competitividade, redução de pedidos e postos de trabalho, além de aumento de preços no mercado interno.
Conforme a confederação, a tarifa extra de 50% incidirá principalmente sobre bens industrializados, que correspondem a 78,2% das exportações brasileiras para os Estados Unidos.
“As consequências são muito preocupantes”, afirma Ricardo Alban, presidente da CNI. Para ele, o aumento das tarifas prejudica a competitividade do Brasil no comércio global.
O aumento expressivo e injustificável das tarifas americanas causa impactos relevantes para a economia do país, prejudicando setores produtivos de grande importância.
Fonte por: Poder 360