Ídolos do Futebol Inspiram Nomes em Ascensão no Brasil – IBGE Revela Dados Surpreendentes
Instituto IBGE revela: Endrick lidera lista de nomes de ídolos do futebol no Brasil. Neymar, Pelé e Maradona também aparecem no ranking.
Popularidade de Nomes de Ídolos no Brasil
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a segunda edição do site “Nomes no Brasil”. Um dado notável é a frequência com que nomes de jogadores de futebol aparecem como escolhas de pais no registro civil brasileiro. O nome de Endrick, atacante do Flamengo, se destaca, com 1.431 registros, sendo o primeiro nome de crianças com, em média, 7 anos de idade.
Entre 2010 e 2019, houve um “boom” no registro do nome de Endrick, com 1.468 meninos registrados, 17 vezes mais que na década anterior, quando apenas 83 registros foram feitos. O nome de Maradona também apresenta um crescimento significativo, com 128 registros, com uma média de idade de 34 anos.
Pelé, por sua vez, é o primeiro nome de 75 pessoas, com uma média de idade de 47 anos. Romário lidera a lista com 50.538 registros, com uma média de idade de 29 anos.
Leia também:
Émerson Leão critica invasão de treinadores estrangeiros na seleção brasileira
Conmebol Define Horário e Palco para a Decisão da Libertadores 2023!
Seleção Brasileira Busca ‘Hexa’ com Estratégia e Amistosos em 2024
Nomes em Destaque
Além de Endrick, nomes como Riquelme (25.942 registros, média de 12 anos), Neymar (2.443 registros, média de 11 anos) e Zico (582 registros, média de 41 anos) também aparecem com frequência no ranking. O nome de Kaká (121 registros, média de 16 anos) e Tevez (70 registros, média de 16 anos) também se destacam.
Distribuição Geográfica
O banco de dados do IBGE abrange todo o território nacional, incluindo 27 unidades da federação e 5.570 municípios, com informações de 203 milhões de pessoas em 90,7 milhões de domicílios. O estado com mais pessoas registradas com o nome de Neymar é Minas Gerais, com 372 registros, seguido de São Paulo, com 340, Amazonas, com 239, Bahia, com 232, e Pará, com 158.
O nome de Maradona ocupa a 34.648ª posição, enquanto Pelé é o 50.418º nome mais comum no Brasil.
Análise da Tendência
A popularidade desses nomes reflete a influência de ídolos do futebol na cultura brasileira. A escolha do nome de um jogador famoso pode ser motivada por admiração e desejo de que a criança cresça com os mesmos atributos de talento e sucesso do atleta.
A análise do IBGE demonstra a força da identidade construída em torno de figuras icônicas do esporte.
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)