Idosos quebram recordes: Brasil lidera em ocupação de 60+ no mercado de trabalho!
Brasil lidera no mundo com 8,3 milhões de idosos ativos no mercado de trabalho em 2024, segundo dados do IBGE. Recorde desde 2012! Reforma da previdência e longevidade impulsionam a ocupação
Em 2024, o Brasil registrou um feito notável: cerca de 8,3 milhões de pessoas com 60 anos ou mais estavam ativas no mercado de trabalho. Esse número representa um recorde desde o início do levantamento realizado pelo IBGE em 2012, consolidando o país como líder em nível de ocupação para essa faixa etária.
De uma população de 34,1 milhões de idosos, impressionando, 24,4% estavam empregados no ano passado. Essa tendência de aumento na participação de idosos no mercado de trabalho é um dado relevante e que merece atenção.
Fatores que Contribuem para o Aumento da Ocupação
A análise do IBGE, detalhada no estudo Síntese de Indicadores Sociais, aponta que o aumento da ocupação entre os idosos é influenciado por diversos fatores. A crescente expectativa de vida, impulsionada pelos avanços na medicina e nas condições de vida, é um dos principais elementos.
Leia também:
Executivas com deficiência lideram empresas: Daniela Bortman e outras histórias inspiradoras!
Trabalhadores Priorizam Vida Pessoal: Novo Estudo Revela Mudanças no Brasil em 2025
Bruno Martins Pires Revela: IA é Ferramenta Essencial para Transformação no Mundo Corporativo
Além disso, a reforma da previdência, implementada em 2019, também desempenha um papel importante, incentivando as pessoas a trabalharem por mais tempo para garantir a aposentadoria.
A analista do IBGE, Denise Guichard Freire, ressalta que a reforma da previdência contribui para que os idosos se mantenham ativos no mercado de trabalho, prolongando o período de contribuição para a aposentadoria.
Dados Detalhados sobre a Ocupação por Faixa Etária
O estudo revela que a taxa de desocupação entre os idosos de 60 a 69 anos foi de apenas 2,9% em 2024, a menor da série histórica do IBGE. Para comparação, a taxa de desemprego na população total do país era de 6,6% no mesmo ano. Dentro dessa faixa etária, 34,2% dos homens e 48% dos homens estavam ocupados, enquanto entre as mulheres, as taxas eram de 26,2% e 15,7%, respectivamente.
No grupo de idosos com 70 anos ou mais, a taxa de ocupação foi menor, atingindo 16,7%. Para os homens, essa taxa era de 15,7%, e para as mulheres, 5,8%.
Autonomia e Empreendedorismo entre os Idosos
O IBGE também investigou como os idosos se inserem no mercado de trabalho. Mais da metade (51,1%) deles trabalhava por conta própria, seja como prestadores de serviços (43,3%) ou como pequenos empreendedores (7,8%). Essa modalidade de trabalho é significativamente maior entre os idosos do que na população ocupada como um todo, onde a maioria trabalha como empregados com carteira assinada (38,9%).
Além disso, o estudo aponta que os idosos recebem, em média, R$ 3.561 por mês, superando o valor médio da população com 14 anos ou mais (R$ 3.108), representando um aumento de 14,6% em relação a esse grupo.
A formalização do trabalho entre os idosos é menor, com apenas 44,3% dos ocupados se enquadrando nessa categoria, em comparação com 59,4% da população total.
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)