Iga Swiatek vence Rybakina em Cincinnati e alcança a final de um torneio WTA 1000 após 15 meses

A ex-líder do ranking mundial conquistou a classificação para a final do Cincinnati Open ao derrotar a tenista cazaque Elena Rybakina, que ocupa a dezen…

17/08/2025 16h27

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
MASON, OHIO - AUGUST 17: Iga Swiatek of Poland serves during the match against Elena Rybakina of Kazakhstan during Day 11 of the Cincinnati Open at the Lindner Family Tennis Center on August 17, 2025 in Mason, Ohio. Dylan Buell/Getty Images/AFP (Photo by Dylan Buell / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)

A polonesa Iga Swiatek retornou à disputa de um torneio WTA 1000 após 15 meses. A ex-número um do mundo e atual terceira garantiu passagem à final do Cincinnati Open ao derrotar a cazaque Elena Rybakina, dezena do ranking, por 2 a 0 (7/5 e 6/3) neste domingo (17). Sua adversária pela taça, na segunda-feira (18), será o confronto entre a russa Veronika Kudermetova, 36ª do mundo, e a italiana Jasmine Paolini, nona.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Será a primeira final de Swiatek em Cincinnati. A polonesa iniciou a temporada com desvantagem (duas vitórias em seis jogos) no confronto direto com Rybakina, mas conseguiu virar o placar com quatro triunfos em quatro duelos em 2025.

Disputada sob calor de mais de 30°C, a partida testou o preparo físico das tenistas. A polonesa chegou à semifinal com, teoricamente, menos desgaste do que a rival. Enquanto Rybakina gastou mais de 8 horas em quadra em sua campanha em Cincinnati, Swiatek teve que jogar menos de 5 horas.

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe o relato da partida.

Com as duas semifinalistas atuando com grande eficiência, sem oferecerem chances à adversária, a disputa prosseguiu com as tenistas confirmando seus serviços até o sétimo game, quando Rybakina aproveitou o segundo ponto de break concedido por Swiatek, obteve a primeira quebra do jogo e alcançou o placar de 4 a 3.

A cazaque sacou para o set no 5 a 4, quando então permitiu que a adversária conquistasse seu primeiro break point e igualou a parcial. Na sequência, Swiatek confirmou seu serviço e retomou a quebra do saque da rival, que tentava forçar o tie-break, para encerrar o set em 7/5.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Swiatek apresentava-se em melhores condições físicas no início do segundo set e obteve a primeira quebra da parcial no quarto game, colocando o placar em 3 a 1. Após ter dificuldades para confirmar seu serviço no sexto game, Rybakina teve dois break points no seguinte game e, se os tivesse convertido, teria o saque para empatar em 4 a 4, porém, não conseguiu aproveitá-los e viu a adversária assumir a vantagem de 5 a 2. No oitavo game, Rybakina salvou dois match points, mas com o saque, Swiatek finalizou o jogo e assegurou sua classificação para a final do Cincinnati Open.

Com informações do Estadão Conteúdo Publicado por Carol Santos

Fonte por: Jovem Pan

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.