Ilze Scamparini é repórter especialista em papa, conclave e Vaticano

Jornalista acompanhou eventos como o falecimento do papa João Paulo II e a sucessão papal de Francisco.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A repórter Ilze Scamparini, 66, é reconhecida por sua cobertura de notícias do Vaticano desde 1999, na TV Globo. A jornalista de Araras, no interior de São Paulo, realizou sua primeira reportagem na Itália em 1987 após viajar com um imigrante para produzir uma matéria, quando iniciou sua trajetória como referência na cobertura do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com formação católica, Ilze acompanhou grandes momentos do pequeno país europeu, incluindo a morte do papa João Paulo II, a renúncia de Bento XVI, a eleição e a morte do papa Francisco.

Ela se tornou destaque nas redes sociais por ter “fugido” de um abraço de William Bonner durante uma transmissão ao vivo no Jornal Nacional na noite de quarta-feira (7), vivenciando mais um momento histórico no conclave de 2025, que elegeu o norte-americano Robert Prevost como o novo papa.

LEIA TAMBÉM!

Ilze entrou oficialmente na Rede Globo em 1984, após cobrir férias de outros repórteres no Jornal Nacional. Trabalhou nos times de política e do Globo Repórter, viajando pelo mundo para produzir uma série de matérias para a televisão.

Ela abordou eventos como a morte do presidente Tancredo Neves (1985), o lançamento do Plano Cruzado (1986) e da Assembleia Constituinte (1987), e a reabertura do Caso Baumgarten (assassinado em 1985).

Além do Vaticano, ela também atuou como correspondente da emissora em Los Angeles, nos Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foi designada para a Itália, para acompanhar o Jubileu do Ano 2000 e aspectos da vida do Papa João Paulo II, e permaneceu na cidade desde então.

Ela explicou que aquela vista famosa, vista em suas transmissões a partir do Vaticano, é o terraço de sua casa.

Sabrina Sato conhece Ilze Scamparini e seu terraço famoso em Roma! #Fantástico #EPTV #EntreteNews #TikTokMeFezAssistir #IlzeScamparini

ETPV EPTV

Descubra o processo que determina a produção da fumaça utilizada na eleição do novo papa.

Fonte: CNN Brasil

Sair da versão mobile