Imagens de satélite revelam danos a aeronaves russas em decorrência dos ataques na Ucrânia
A Rússia sofreu o abate de 41 aeronaves de guerra, informou um oficial de inteligência ucraniano.
Imagens de satélite revelaram a presença de aviões militares russos em pistas de bases aéreas nas regiões de Murmansk e Irkutsk, dias e semanas antes dos aeroportos serem alvo de um ataque ucraniano no domingo (1º).
A Capella Space disponibilizou à Reuters dados de satélites de radar de abertura sintética (SAR) coletados nesta segunda-feira (2), que emitem feixes de energia para a Terra e detectam ecos, permitindo a identificação de pequenos detalhes topográficos. Isso auxiliou na identificação de vários aviões danificados no aeródromo de Irkutsk.
A Ucrânia lançou no domingo um de seus ataques mais ousados da guerra, mirando aeronaves russas de longo alcance com capacidade nuclear na Sibéria e em outras áreas.
Leia também:
Venezuela rejeita anúncio dos EUA sobre recompensa pela prisão de Maduro: “Patético”
Angolanos manifestam-se em Brasília nesta sexta-feira (8) em oposição à repressão brutal no país
Crianças mortas pela fome em Gaza atingem 96, Netanyahu afirma que Israel controlará terras palestinas
Um oficial de inteligência ucraniano informou que 41 aviões de guerra russos foram destruídos. O serviço de inteligência doméstico da Ucrânia, o SBU, estimou os prejuízos em US$ 7 bilhões e afirmou que a Rússia havia perdido 34% de seus porta-mísseis de cruzeiro estratégicos em seus principais aeroportos.
O Ministério da Defesa da Rússia confirmou que a Ucrânia lançou ataques com drones contra bases aéreas militares russas em cinco regiões no domingo, provocando incêndios em diversos aviões.
O Ministério declarou que os ataques ocorreram nas regiões de Murmansk, Irkutsk, Ivanovo, Ryazan e Amur. As defesas aéreas frustraram os ataques em todas as regiões, exceto em duas — Murmansk e Irkutsk, informou a pasta.
Imagens de satélite coletadas pela empresa Planet Labs em maio revelaram a presença de aeronaves militares, incluindo o que se identificava como bombardeiros TU-95, em uma base aérea em Murmansk em 29 de maio, e em outra em Irkutsk em 17 de maio.
A Ucrânia declarou que o ataque consistiu em dissimular drones munidos de explosivos em telhados de armazéns de madeira e transportá-los em veículos que foram conduzidos até as áreas das bases aéreas.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)