Incêndio destrói local que acolhia imigrantes na Irlanda do Norte
A ocorrência foi registrada na terceira noite de protestos violentos, com indícios de motivação racial. Leia no Poder360.

Jovens encapuzados incendiaram, na noite de quarta-feira (11.jun.2025), um centro de lazer que abrigava temporariamente famílias de imigrantes em Larne, na Irlanda do Norte. O ataque, ocorrido durante a terceira noite seguida de protestos violentos com supostas motivações racistas, obrigou à evacuação de mulheres e crianças que se encontravam no local.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A onda de violência iniciou-se na segunda-feira (9.jun) após o arresto de dois adolescentes imigrantes acusados de suposta agressão sexual contra uma adolescente em Ballymena. Desde então, manifestantes têm atacado propriedades, veículos e confrontado a polícia em diversos locais do país. As autoridades classificaram os incidentes como “bandalismo racial”, conforme informações da Reuters.
Na terça-feira (11/06), os manifestantes incendiaram residências e veículos em Ballymena e pelo menos 41 policiais ficaram feridos desde o início dos confrontos. O centro de lazer atacado em Larne servia como abrigo temporário para famílias que escaparam da violência na área.
LEIA TAMBÉM:
● A produção de cana-de-açúcar nos EUA beneficia o Brasil, afirma a Datagro
● “Conversamos com uma parcela do eleitorado bolsonarista”, afirma presidente do PT
● China aumenta tributação sobre investimentos de seus cidadãos no exterior
O Secretário de Comunidades, Gordon Lyons, confirmou publicamente a realocação dos imigrantes, o que gerou críticas e pode ter contribuído para rumores de que o centro funcionaria como abrigo permanente. Após o incêndio, Lyons condenou o ataque e o classificou como “desprezível”.
A polícia já prendeu 9 indivíduos, incluindo 3 adolescentes, e classificou os atos como crimes de ódio e contra a imigração. Grupos também provocaram tumultos em Coleraine e Newtownabbey, intensificando as tensões na área. Os governos britânico e irlandês condenaram a violência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Poder 360