Índia avança em direção ao diálogo com a China

A Índia retomou a emissão de vistos para turistas chineses, após tensões diplomáticas recentes entre os dois países.

23/07/2025 7:41

2 min de leitura

Índia avança em direção ao diálogo com a China
(Imagem de reprodução da internet).

A embaixada da Índia na China comunicou nesta quarta-feira (23.jul.2025) que retomou a autorização para a emissão de vistos de turismo para cidadãos chineses. O país havia anteriormente impedido a aprovação do documento em 2022.

A suspensão da emissão de vistos constituiu uma medida de retaliação após o governo chinês ter proibido, em 2022, o retorno de aproximadamente 20 mil indianos que residiam no país. A alegação foi que a China estava lidando com os impactos da pandemia de Covid-19, o que tornava inviável a volta dos estudantes naquele período.

A retomada da emissão de vistos para turistas chineses ocorre em um momento em que os dois países mais populosos do mundo buscam reconstruir seus laços bilaterais, após anos de tensões diplomáticas e militares.

Leia também:

Os países membros do BRICS mantêm tensões desde 2020, após confrontos militares entre as nações no Ladaque, que compartilha fronteira com o Tibete.

Outro incômodo no relacionamento entre Índia e China é que Pequim é o principal aliado militar do Paquistão, com quem os indianos também travam conflitos militares. Em 2025, os paquistaneses utilizaram jatos chineses para combater as forças indianas.

Apesar do cenário recente, os países asiáticos desejam retomar o diálogo para abordar parcerias e estratégias.

Na semana passada, o governo chinês manifestou interesse em se aproximar da Índia. A Rússia, parceira dos dois países, está articulando essa aproximação. A proposta dos russos é retomar o fórum RIC (Rússia-Índia-China), que não ocorre desde 2020.

De acordo com a visão chinesa, a geopolítica contemporânea, marcada pela fragmentação fomentada por políticas protecionistas, deve servir como um instrumento de união para as duas maiores economias asiáticas.

A cooperação China-Rússia-Índia não é só do interesse dos três países, mas também propicia a paz, a segurança, a estabilidade e ao progresso regionais e até globais. A China está disposta a manter contato com a Rússia e a Índia para promover a cooperação China-Rússia-Índia.

Fonte por: Poder 360

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)