A Índia continuará comprando petróleo da Rússia apesar das ameaças de sanções do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (republicano). As informações são da Reuters.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As declarações ocorrem em um momento de escalada das tensões entre os dois países. Na quarta-feira (30.jul), o republicano anunciou tarifas de 25% sobre todas as importações do país asiático e indicou, em publicação no Truth Social, que poderia aplicar novas penalidades por suas compras de petróleo e armamentos russos.
“Ao longo dos anos, realizamos poucos negócios com eles devido às suas tarifas, que são das mais elevadas do mundo […]. Além disso, sempre adquiriram a maior parte de seus equipamentos militares na Rússia e são o maior consumidor de ENERGIA da Rússia, juntamente com a China, em um momento em que se busca que a Rússia cesse seus atos na Ucrânia”, declarou Trump.
LEIA TAMBÉM!
Apesar das ameaças, os interlocutores afirmaram que não há mudanças imediatas previstas.
Preços
A Índia também avalia que suas importações de petróleo russo têm ajudado a evitar um aumento mais acentuado dos preços globais, mesmo com as sanções ocidentais no setor energético da Rússia. Diferentemente do petróleo iraniano e venezuelano, o russo não está sujeito a sanções diretas, e os indianos estão pagando abaixo do limite de preços estabelecido pela União Europeia.
A Rússia é atualmente o principal fornecedor de petróleo à Índia, responsável por cerca de 35% das importações do país – que é o 3º maior consumidor mundial do insumo. De janeiro a junho deste ano, a Índia importou em média 1,75 milhão de barris por dia de petróleo russo, uma alta de 1% em relação ao mesmo período de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Poder 360