Índice de aluguel residencial registra desaceleração em abril, aponta FGV
O Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR) registrou queda de 0,56% em maio, após aumento de 0,79% no mês anterior.

Os aluguéis residenciais registraram queda de 0,56% em maio, após terem aumentado 0,79% em abril. Os dados são do Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) nesta quinta-feira (5).
O índice registrou um aumento de 5,11% nos doze meses até maio, em comparação com um avanço de 5,92% nos doze meses até abril.
Em abril, os preços dos aluguéis residenciais evidenciaram o avanço da desaceleração no período acumulado dos últimos 12 meses. O resultado do mês foi influenciado pela significativa queda observada em São Paulo, que nos últimos anos tem apresentado tendência de declínio nos preços em maio, avaliou o economista Matheus Dias, do Ibre/FGV, em comunicado oficial.
Leia também:

O Brasil não aceita ser apenas exportador de minério e almeja desenvolver a produção nacional

Pedidos de bens de capital dos EUA registraram queda inesperada em junho

Firjan afirma que o RJ pode perder US$ 830 milhões caso a tarifaço proposto por Trump seja aprovado
O IVAR foi desenvolvido para registrar a variação mensal dos preços de aluguéis residenciais no mercado imobiliário brasileiro, utilizando dados provenientes de contratos firmados entre proprietários e inquilinos, mediados por empresas administradoras de imóveis.
Até então, a FGV coletava informações de anúncios de imóveis residenciais para locação, e não os valores efetivamente negociados.
Em São Paulo, o aluguel residencial apresentou uma variação de aumento de 3,60% em abril, seguida por uma queda de 6,02% em maio, conforme os dados das capitais que compõem o Índice da FGV.
No Rio de Janeiro, o índice apresentou variação de redução de 1,43% para alta de 3,01% no período; em Belo Horizonte, de recuo de 3,34% em abril para aumento de 4,83% em maio; e em Porto Alegre, de queda de 0,46% para elevação de 3,81%.
No período de 12 meses, os aluguéis subiram 3,24% em São Paulo; 7,98% em Belo Horizonte; 3,98% no Rio de Janeiro; e 5,82% em Porto Alegre.
O Brasil ocupa a primeira posição em vendas de veículos elétricos na América Latina.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)