Índice de confiança do consumidor avança e impulsiona vendas no varejo, aponta o IBGE

O setor registrou alta pela terceira tháng consecutiva; o crescimento acumulado em 12 meses reduziu de 3,6% em fevereiro para 3,1% em março.

15/05/2025 13h25

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São Paulo (SP) 03/09/2024 Movimento no comércio de São Paulo na rua 25 de Março, após o anúncio do aumento do PIB. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

As vendas do comércio aumentaram 0,8% em março em relação a fevereiro, na série com ajuste sazonal. Foi o 3º aumento mensal consecutivo. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou o resultado nesta 5ª feira (15.mai.2025). A íntegra do relatório (PDF – 4 MB) está disponível.

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O instituto informou que seis das oito atividades pesquisadas apresentaram aumento no mês. O crescimento mais significativo foi observado na categoria “Livros, jornais, revistas e papelaria”, com 28,2%, seguido por “Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação” (3,0%), “Artigos de uso pessoal e doméstico” (1,5%), “Artigos farmacêuticos médicos, ortopédicos e de perfumaria” (1,2%), “Tecido, vestuário e calçados” (1,2%) e “Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo” (0,4%).

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As atividades que apresentaram redução de fevereiro para março foram:

Em comparação com março de 2024, na série sem ajuste sazonal, as vendas do comércio caíram 1,0%. No acumulado do ano, a alta foi de 1,2%. O crescimento acumulado em 12 meses desacelerou de 3,6% em fevereiro para 3,1% em março.

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Comércio varejista expandido.

O comércio varejista, compreendendo veículos, motocicletas, peças e materiais de construção, registrou aumento de 1,9% em março em relação a fevereiro, na série com ajuste sazonal.

As vendas de materiais de construção apresentaram aumento de 0,6%. Em relação a veículos, peças e sucata, houve elevação de 1,7%.

Fonte: Poder 360

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