Índice de Produção Industrial avança 0,1% em junho, aponta o IBGE
Indústria registra retomada do crescimento após dois meses de queda; o volume de produção sobe 1,2% no período.

A produção industrial aumenta 0,1% em junho em relação a maio, na série com ajuste sazonal. Apesar de ser praticamente estabilidade, o resultado reverte a tendência de queda dos dois meses anteriores. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou o resultado nesta sexta-feira (1º.ago.2025). A íntegra da publicação (PDF – 1 MB) está disponível.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O desempenho industrial brasileiro apresentou crescimento de 1,2% no acumulado do ano e de 2,4% em 12 meses.
De acordo com o IBGE, observou-se a predominância de taxas positivas em duas das quatro grandes categorias econômicas e em 17 dos 25 ramos industriais analisados.
LEIA TAMBÉM:
● Museu Tailandês remove obras de minorias devido à pressão da China
● Trump questiona números oficiais sobre o mercado de trabalho
● Motta afirma que a anistia desvia a atenção de outras questões prioritárias do Brasil
O segmento de veículos automotores, reboques e carrocerias (2,4%) apresentou a influência mais relevante, retomando o crescimento após uma queda de 4,0% em maio de 2025, interrompendo um período de expansão de dois meses, que havia acumulado um ganho de 4,2%.
Destacamentos positivos também para as atividades:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Setores como a extração mineral (-1,9%), coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-2,3%) e alimentos (-1,9%) foram os que causaram os maiores impactos negativos. O primeiro interrompeu um período de crescimento de quatro meses, acumulando expansão de 9,3%; o segundo acumulou uma perda de 9,1% em três meses consecutivos de taxas negativas; e o último registrou uma queda contínua por quatro meses, com um recuo de 3,6%.
Outras evidências negativas incluíam:
Em junho, em comparação com maio, observou-se aumento em duas categorias econômicas e queda em duas.
Fonte por: Poder 360