Índices de ovos com contaminação por gripe foram detectados em granjas de três estados

O Ministério da Agricultura informará a destruição de produtos em Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

17/05/2025 21h51

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O Ministério da Agricultura e Pecuária informou, no sábado (17.mai.2025), que encontrou os ovos provenientes da granja com focos de gripe aviária detectados. A instituição declara que os produtos estão em Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os ovos seriam utilizados para a incubação em outras granjas dos três Estados. Não implica, necessariamente, contaminação, mas os procedimentos sanitários serão adotados como medida de precaução, incluindo a destruição dos produtos.

Ressaltamos que não há comprovação de que tais ovos estejam contaminados com vírus da gripe aviária e que todas as medidas necessárias para proteção da avicultura nacional estão sendo adotadas, diz uma nota do Ministério da Agricultura.

LEIA TAMBÉM:

O governo confirmou na quinta-feira (15.mai) o diagnóstico de gripe aviária em uma granja de Montenegro (RS). Em comunicado, informou que a doença “não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos”.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, declarou estado de emergência sanitária no município gaúcho por 60 dias. A determinação estabelece uma área de controle com raio de 10 km a partir da empresa impactada, que mantinha aproximadamente 17 mil aves.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O governo do Rio Grande do Sul informou que todas as galinhas morreram em um galpão. Em outro, houve 80% de perdas, sendo o restante sacrificado.

A influenza aviária é uma infecção viral que afeta aves e pode ser transmitida a humanos de forma excepcional. Provoca enfermidades respiratórias severas.

Fonte: Poder 360

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.