Indígenas realizam caminhada em Brasília em busca de reconhecimento de territórios

Solicitações de liberdade para o cacique Suruí Pataxó foram divulgadas em cartazes. Consulte o Poder360.

07/08/2025 17h56

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
Mulheres indígenas de diferentes biomas, de todos os estados do Brasil, marcham na Esplanada dos Ministérios após participarem, de 4 a 6 de agosto, em Brasília, da 1ª Conferência Nacional de Mulheres Indígenas. Sob o tema “Mulheres Guardiãs do Planeta pela Cura da Terra”, o evento discute políticas públicas, direitos e o futuro dos territórios. Do encontro devem surgir 50 propostas prioritárias para a construção de um “Plano Nacional de Políticas para Mulheres Indígenas sob a Perspectiva do Combate à Violência”. | Sérgio Lima/Poder360 - 06.Ago.2025

Em Brasília, na quinta-feira (7.ago.2025), ocorreu a quarta edição da Marcha das Mulheres Indígenas na Esplanada. Participaram a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, a deputada federal Célia Xakriabá (Psol-MG) e a atriz Alessandra Negrini.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A concentração ocorreu no Espaço Cultural Ibero-Americano, antiga sede da Funarte. Em seguida, as manifestantes percorreram a Esplanada dos Ministérios até o Congresso Nacional, onde promoveram um ato político-cultural.

O evento ocorre em um momento crucial da agenda ambiental. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem até sexta-feira (8.ago.2025) para sancionar ou vetar o PL 2.159 de 2021, que foi aprovado pela Câmara dos Deputados em julho.

LEIA TAMBÉM:

A legislação sobre licenciamento ambiental é modificada e recebe críticas de setores de esquerda, que a denominam de “PL da devastação”. Os críticos argumentam que o projeto flexibiliza as normas ambientais.

Abaixo estão as imagens do evento em Brasília, capturadas pelo repórter fotográfico do Poder360, Sérgio Lima:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte por: Poder 360

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.