Indivíduos brasileiros que estão foragidos são extradiados da Guiana Francesa para o Amapá

Parceria é acusada de integrar organização criminosa ligada a homicídio, trabalho escravo e tráfico internacional de armas; indivíduos estavam foragidos desde abril de 2024.

12/06/2025 12:37

1 min de leitura

Indivíduos brasileiros que estão foragidos são extradiados da Guiana Francesa para o Amapá
(Imagem de reprodução da internet).

A Polícia Federal extradiu, na quarta-feira (11), dois foragidos da Justiça brasileira, acusados de formação de organização criminosa, homicídio qualificado, redução à condição análoga à de escravo e tráfico internacional de armas. A prisão ocorreu após as autoridades francesas entregaram a dupla na ponte binacional de Oiapoque, na fronteira do Amapá com a Guiana Francesa.

Os suspeitos estavam foragidos desde abril de 2024 e constavam da lista da Interpol por meio de alerta vermelho. Ambos foram alvo da Operação Boulanger, que visava desmantelar uma organização criminosa transnacional atuante na área de fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa.

A investigação da Polícia Federal apurou que os crimes se desenvolveram no município de Oiapoque e se estenderam até o garimpo Boulanger, na França. O grupo teria submetido vários brasileiros a condições degradantes de trabalho, com jornadas exaustivas, sob ameaça armada e sem possibilidade de fuga. Há indícios de que uma das vítimas tenha sido assassinada durante a ação criminosa.

Leia também:

A extradição ocorreu em razão do Tratado de Extradição estabelecido entre Brasil e França, após a determinação da prisão preventiva em solo estrangeiro.

Com a formalização da entrega, os dois homens foram levados à Delegacia da Polícia Federal em Oiapoque e permanecem à disposição da Justiça Federal da 1ª Região, responsável pelo julgamento.

A operação contou com o apoio do Núcleo de Cooperação Internacional da PF.

Sob a supervisão de Carolina Figueiredo.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)