Indivíduos com baixo nível de escolaridade enfrentam dificuldades para utilizar dispositivos móveis
Indivíduos demonstraram suas competências em testes de simulações de tarefas executáveis no dispositivo durante levantamento realizado pelo Inaf.

Um estudo recente do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) revelou que 95% dos analfabetos apresentaram dificuldades em tarefas digitais. Adicionalmente, 4% obtiveram desempenho médio e 1% alcançou um alto nível.
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De acordo com o Inaf, os analfabetos são aqueles que não conseguem executar atividades básicas que compreendam a leitura de palavras e expressões, mesmo que alguns deles sejam capazes de ler números comuns, como o número de telefone, do endereço ou de valores.
No ambiente digital, o grupo demonstra dificuldade em identificar e executar ações específicas das ferramentas digitais, como toque, rolagem e aumento de texto ou imagem. A metodologia do Inaf também investiga como se expressam as habilidades de leitura, escrita e matemática de pessoas analfabetas nesse contexto.
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O Inaf, instituído em 2001, avaliou pela primeira vez o desempenho digital. Na coleta de dados, ocorrida em 2024, os participantes foram submetidos a testes em cenários de simulação de tarefas realizadas por meio de dispositivos móveis, incluindo compras online, seleção de filmes em plataformas de streaming, uso de aplicativos de mensagens e inscrição em formulários.
Um percentual de 1% dos alunos no Brasil alcança o desempenho máximo em ciências e matemática.
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Fonte: CNN Brasil