Inflação nos EUA dispara e Fed pode manter juros altos! 🚀 Aumento de 0,3% em dezembro reacende dúvidas sobre corte de juros em janeiro. Leia!
Os preços ao consumidor nos Estados Unidos registraram um aumento de 0,3% em dezembro, impulsionado pela eliminação de distorções inflacionárias que haviam ocorrido em novembro. Essa leitura, divulgada nesta terça-feira pelo Escritório de Estatísticas do Trabalho, do Departamento do Trabalho, reforça a expectativa de que o Federal Reserve (Fed) manterá a taxa de juros inalterada em sua próxima reunião, em janeiro.
O índice de preços ao consumidor avançou 2,7% nos últimos 12 meses, mantendo a mesma taxa de crescimento observada em novembro. Economistas consultados pela Reuters também previu um aumento de 0,3% no índice. O Escritório de Estatísticas do Trabalho também informou que os preços subiram 0,2% de setembro a novembro.
A principal razão para essa mudança é a paralisação do governo, que durou 43 dias e impediu a coleta de dados de preços para outubro. Para compilar o relatório de novembro, o escritório utilizou um método de “carry-forward”, que imputou dados, especialmente de aluguéis, devido à falta de informações diretas.
Apesar da coleta de preços ter ocorrido apenas na segunda metade de dezembro, com os varejistas oferecendo descontos para a temporada de férias, o índice de preços ao consumidor ainda apresentou um aumento. A análise do Escritório de Estatísticas excluiu os componentes voláteis de alimentos e energia, revelando um crescimento de 0,2% em dezembro.
O chamado “núcleo” do índice, que exclui esses componentes, também avançou 2,6% na base anual em dezembro, após ter apresentado a mesma variação em novembro. O núcleo do índice também subiu 0,2% de setembro a novembro, de acordo com o Escritório de Estatísticas.
O Fed monitora o índice de preços PCE (Personal Consumption Expenditures) para alcançar sua meta de inflação de 2%. O aumento da inflação ao consumidor ocorreu em um contexto de notícias recentes, como a queda na taxa de desemprego em dezembro, apesar do crescimento econômico lento.
Espera-se que o banco central dos EUA mantenha a taxa de juros na faixa de 3,50% a 3,75% em sua reunião de 27 e 28 de janeiro.
Autor(a):
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!