Em 2025, uma pesquisa publicada no periódico Health Communication analisou vídeos do YouTube focados na promoção da saúde mental entre estudantes universitários. A pesquisa, baseada em uma teoria psicológica do comportamento da década de 1970 – a teoria da aprendizagem social – examinou o conteúdo de vídeos de 88 influenciadores com mais de 5 mil seguidores.
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Os resultados apontaram para estratégias de comunicação distintas, que pareciam estar ligadas ao aumento da interação dos usuários por meio de comentários.
Influenciadores e o Comportamento dos Usuários
Os pesquisadores argumentaram que essas estratégias de comunicação eram cruciais para entender o impacto que os criadores de conteúdo tinham sobre os estudantes universitários, oferecendo insights importantes para a defesa da saúde mental nas plataformas de mídia social.
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O YouTube, com sua enorme popularidade, desempenha um papel significativo nesse cenário.
Estatísticas e Impacto do YouTube
Um relatório de 2025 da GlobalMediaInsight.com revelou que mais de 2,7 bilhões de pessoas em todo o mundo usam o YouTube mensalmente, tornando-o o segundo site mais visitado, logo atrás do Google.com. Impressionantemente, 95% da população global com acesso à internet assiste a vídeos do YouTube.
Além disso, estudos apontam que o YouTube é uma fonte de informação sobre saúde mental, especialmente para adolescentes.
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O Papel dos Influenciadores de Saúde Mental
Pesquisas, como um estudo de 2021 publicado no periódico Computers in Human Behavior, mostraram que 20% dos adolescentes que buscam informações online sobre depressão recorrem a vídeos do YouTube. Outro estudo de 2025, publicado no Journal of Medical Internet Research Mental Health, descobriu que o YouTube é eficaz no aumento do conhecimento sobre saúde mental entre adolescentes.
Os influenciadores de saúde mental (SMIs), que incluem desde mega-influenciadores até nano-influenciadores, são vistos como modelos acessíveis e com quem o público se identifica, compartilhando experiências pessoais e conselhos sobre saúde mental.
A Teoria da Aprendizagem Social Aplicada ao YouTube
A teoria da aprendizagem social, desenvolvida em 1977 por Albert Bandura, sugere que as pessoas aprendem observando os outros. Essa teoria enfatiza a importância da imitação, modelagem e reforço no processo de aprendizagem. O estudo publicado no periódico Health Communication utilizou esses princípios para desenvolver estratégias de comunicação distintas que levam ao aumento de comentários.
Essas estratégias incluíam o cultivo da presença social, a identificação com organizações de saúde mental e o uso de narrativas envolventes. Apesar disso, a oferta de apoio e estima da rede de contatos não apresentou correlação com o aumento de comentários.
Desafios e Considerações sobre a Promoção da Saúde Mental no YouTube
Apesar do potencial do YouTube na promoção da saúde mental, alguns especialistas expressam preocupações sobre o impacto da plataforma na saúde mental de jovens adultos. Um relatório de 2023 do periódico Informatics revelou que pessoas com menos de 29 anos que assistiam regularmente a conteúdo no YouTube corriam o risco de desenvolver relacionamentos parassociais não saudáveis com os criadores de conteúdo e de apresentar níveis mais elevados de solidão, ansiedade e depressão.
No entanto, o mesmo relatório destacou o potencial do YouTube como recurso para conteúdo em streaming.
