O Poder360, em parceria com o CBIE, divulga neste sábado (2.ago.2025) o mais recente episódio da série de análises semanais Infra em 1 Minuto. Pedro Rodrigues, sócio da consultoria e especialista em óleo e gás, aborda os riscos e impactos da MP (medida provisória) 1.307, também chamada de MP dos data centers, no setor elétrico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O programa é publicado semanalmente no canal do Poder360 no YouTube. Inscreva-se aqui e ative as notificações.
No episódio 136 do Infra em 1 Minuto, Pedro Rodrigues analisa como a MP, ao modernizar o regime das ZPEs (Zonas de Processamento de Exportação), pode replicar falhas anteriores, ampliando benefícios fiscais e regulatórios e estabelecendo requisitos para o emprego de energia renovável.
LEIA TAMBÉM!
Para o especialista, a exigência de que empresas novas utilizem apenas energia renovável contratada de novas usinas – seguindo o princípio da adicionalidade – não se aplica ao Brasil. “Nossa matriz já é uma das mais limpas do mundo, com mais de 85% de geração renovável. Essa regra desconsidera nossa realidade e cria barreiras desnecessárias”, afirma.
Rodrigues adverte que a restrição pode desestimular investimentos em data centers, que necessitam de suprimento contínuo e estável de energia. “No cenário global, a opção é unir fontes consolidadas, como as nucleares ou o gás, com energias renováveis. Sem adequações, corremos o risco de comprometer a nossa competitividade nesse mercado estratégico”, afirma.
Ele argumenta que, antes de qualquer discussão legislativa, a MP deve ser submetida a uma análise aprofundada para evitar distorções e atrair investimentos fundamentados em critérios técnicos, e não em incentivos artificiais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Instalação completa em um minuto.
Fonte por: Poder 360