Infusão tranquilizante da maracujã: conheça os vantagens e aprenda a fazer uma relaxante
16/04/2025 às 12h43

Fá-lo a partir das folhas de planta Passiflora edulis, o chás de passifloras é conhecido por suas propriedades calmante. A bebida se utiliza como aliado no alívio da ansiedade, do estresse e dos insônias; contudo também pode trazer outros benefícios à saúde positivos.
A espécie mais comumente utilizada para fins medicinais é o Passiflora incarnata ou flor do maracujá. De acordo com Carla de Castro, nutricionista da clínica Sallva em Brasília, a planta contém compostos que atuam diretamente no sistema nervoso central.
“O chá é muito conhecido por seus efeitos terapêuticos. Um dos principais deles consiste na melhoria do sonho; sendo indicado para quem tem dificuldade em dormir ou manter o sono durante a noite”, afirmou Carla.
Além do seu pequeno efectivo calmante, também auxilia na regulação dos nível ligeiros à modérados de angústia e possibilita a amortecimento de síntomos relacionados ao estresse e tensão muscular.
LEIA TAMBÉM:
● Cientistas iniciam os ensaios do contraceptivo para homens nos seres Humanos
● Proteinas defensivas: conheça a funcionamento dos antibódios em nossa organização corporal(Apenas o texto reescrito, sem incluir informações adicionais)
● Instrumental musical poderá auxiliar criancinhas na redução do número de erros causados pela distração
De acordo com a nutricionista esportiva funcional Thaís Barca da clínica CliNutri, o chá também reduz os níveis de cortisol. Isso favorece um relaxamento fisiológico e mental.
“Melhora ansiedade, agitação emotional até sintomas como irritabilidade e insônia. Além disso, pode ajudar em dores de cabeça tensionais e outras causadas pelo estresse”, destacou Tâmara.
Outro ponto importante é o potencial antioxídante da planta. Os flavonoides presentes no tamarindo ajudam na regulação de processos inflamatório e protectores das células contra stress oxidativo.
Qual é a função da infusão de passionflower (passionfruit)?
Como se fazer uma Infusão?
Para manter as propriedades da planta, a forma de preparação do chá é importante. A recomendação é aquecer entre 200 e 250 ml (um quarto litro) d’Água até o ponto de fervura; em seguida desligar-se o fogão apenas então, adicionando as folhas secas somente nesse momento.
“Coloca uma colher de chá das folhas e enxerra-as. Deixe em infusão por aproximadament 10 a 15 minutos, então bata para consumir.” Carla enfatiza que as folhas não podem ser fervidas diretamente porque o calor excessivo pode deteriorar os compostos bioativos da planta.
Quem pode se abster da bebida de erva conhecida como “chá”?
Ainda assim, o consumo do chá apresenta alguns cuidados. O nutricionista Matheus Silva Gomes, que atua em São Paulo, afirma que a bebida pode causar sonolência e reduzir pressão arterial além de interagir com medicamentos calmantes, antidepressivos e anti-hipertensivos.
“É contraindicado a sua utilização em gravidas, amamentando-mães e pessoas que apresentam baixa pressão. É recomendável consumir somente sob orientação médica.”
O chá pode ser consumido diariamente, mas sem excessos. A recomendação é não superar quatrogramas de folhas secas ao longo do dia, com o objetivo de prevenir eventuais efectos adversarios.
Sigam nossa edição daSaúdefeCiência nas redes sociasInstagram eCanaldoWhatsApp, para permanecer informado em todo momento acerca desse temático.
Fonte: Metrópoles